A tarde de sexta-feira (31/05) foi de muito nervosismo e expectativa para 30 alunas da Cidade do Saber, que participaram da pré-seletiva da conceituada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, Santa Catarina. A iniciativa aconteceu na quadra poliesportiva do complexo e o resultado será divulgado logo mais à noite.
Com idades entre 10 e 11 anos, as candidatas foram submetidas à avaliação feita por um júri composto pela fisioterapeuta Polyana Cristine e pelo ex-aluno e professor de balé do Teatro Bolshoi, Maikon Golini, responsável pela audição que verificou postura, flexibilidade, trabalho de corpo, ponta, abertura do quadril e biótipo das alunas.
De acordo com a coordenadora de Cultura e Arte da Cidade do Saber, Debora Bitencourt, a equipe do Bolshoi comentou que o tipo físico das alunas é muito bom e a cada ano fica mais difícil fazer a seleção. Para o ex-aluno e professor da Escola do Teatro Bolshoi, Maikon Golini, fatores como amor à dança, estrutura física e a parte artística são fundamentais para a classificação.
Cristiano e Juliana Rocha, pais de Anna Clara Pinheiro, falaram da expectativa que alimentam em relação à filha, que chegou à final no ano passado, mas não conseguiu se classificar. “Somos privilegiados por termos a oportunidade de correr atrás dos sonhos de Anna. Só temos a agradecer pelo trabalho de inclusão social que a Prefeitura tem feito”.
Decidida, Anna Clara Pinheiro, 9 anos, declarou que não conseguiu passar na fase final no ano passado, mas que este ano está confiante em conquistar uma das vagas do Bolshoi.
Antes da pré-seleção, os pais das alunas participaram de uma reunião com a equipe da Escola do Teatro Bolshoi, na qual receberam explicações sobre o processo seletivo e as etapas seguintes para os classificados para a fase final, prevista para os dias 18 e 19 de outubro, na cidade de Joinville (SC).
Desde a primeira edição do Ballace – Festival Nacional de Dança, em Camaçari, sete jovens do Município foram selecionados para estudar na Escola do Teatro Bolshoi. Atualmente, cinco jovens estão na cidade catarinense.
BALLACE
A programação do Ballace segue até domingo (02/06), ocasião em que serão realizadas as premiações especiais. Sábado (01/06), haverá ainda apresentações culturais com o repentista Bule Bule e com o grupo Espermacete de Barra do Pojuca. A iniciativa visa divulgar o Município para os visitantes que participam do evento nacional de balé.
A Setur (Secretaria do Desenvolvimento do Turismo) também participa do evento, com um stand na Cidade do Saber e distribuição de revistas que apresentam o Caminho dos Sete Paraísos e beleza do Litoral Norte do Município.
PROGRAMAÇÃO
01/06 (sábado)
17h – Solo, duo, trio e conjunto juvenil, adulto e avançado – estilo livre, dança popular e jazz
02/06 (domingo)
10h – Premiações especiais e reapresentação das maiores médias.