Mais uma bailarina de Camaçari conquista a bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Desta vez a contemplada foi a aluna do curso de balé da Cidade do Saber, Auane Ferreira, 9 anos.
A bailarina, que concorreu com mais de 500 jovens de todo o Brasil, se muda em fevereiro para a capital catarinense, onde terá o privilegio de estudar o curso básico de dança clássica por oito anos em uma das mais importantes e conceituadas escola de balé do País.
A pequena Auane Ferreira está radiante com a conquista e diz que fará o melhor para tornar-se uma excelente bailarina. A garota cursa o 4º ano do ensino fundamental e mora no bairro Gleba B. Ela é aluna da Cidade do Saber há quatro anos, sendo os dois primeiros dedicados à ginástica rítmica e os demais ao balé.
Muito decidida e ciente de todo o processo pelo qual irá passar, a garota declarou que não vê a hora de ingressar na nova escola, aprender coisas novas e conhecer outras pessoas.
A mãe, Delma dos Santos, 25 anos, é arquivista e estudante de Ciências Biológicas. Ela está realizada e feliz com a conquista da filha, mesmo sabendo que Auane vai ficar oito anos longe do convívio da família. “Essa é uma oportunidade única e sei que ela ainda vai nos dar muito orgulho”, salientou.
A etapa nacional da seleção Escola do Teatro Bolshoi no Brasil aconteceu no último domingo (21/10), quando foram selecionados 42 bailarinos. Também participou da seletiva nacional a aluna do curso de balé da Cidade do Saber Anna Clara Rocha, 9 anos, pré-selecionada, juntamente com Auane Ferreira, durante o Festival Nacional de Dança – Ballace, realizado na Cidade do Saber, em junho.
Durante a concorrida audição, Auane Ferreira participou de duas etapas eliminatórias. Na primeira, ela passou pela avaliação médica-fisioterápica, quando foram analisadas articulações, musculatura, habilidades físicas, motoras, além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril e flexibilidade.
A avaliação seguinte foi a artístico-musical e cognitiva, quando profissionais de dança, avaliaram as habilidades técnicas e artísticas da jovem, como musicalidade, força, estrutura física, projeção cênica e o desempenho intelectual.
A professora de balé da Cidade do Saber, Tássia Lucas, 32 anos, preparou Auane Ferreira para a seletiva está feliz com o resultado obtido pela aluna e por ter contribuído com o sucesso da jovem. “Sempre soube que ela seria uma das vencedoras, por ser muito disciplinada e dedicada”, afirmou.
Classificada, Auane dos Santos Ferreira se torna a oitava aluna do Município a residir na Casa Social mantida pela Prefeitura de Camaçari, na capital catarinense desde 2008. Nos anos anteriores a casa beneficiou os estudantes Pâmela Silva, Daiane Pereira, Alexandre dos Santos, Andressa Araújo, Érica de Oliveira, Danilo Henrique Albino e Janderson Almeida.
ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI
Além do ensino gratuito, as crianças contempladas com a bolsa de estudo na Escola do Teatro Bolshoi recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos ainda participam de intercâmbios internacionais, mostras artísticas, oficinas, palestras e têm acesso a laboratório de informática e música.