Baiana conta a história de Camaçari de Dentro

Iwwa Agência
Publicado 25/09/2009 02:09:25

Desde os 9 anos que a baiana Estelita Maria Santos da Silva, 58 anos, veio de Salvador junto com os quatro irmãos e a mãe, Raquel Borba dos Santos, morar em Camaçari.

Na trajetória de vida, está à admiração que tem pelo bairro Camaçari de Dentro, um dos mais antigos da cidade, e o orgulho da mãe ter construído a primeira casa no local e de ter dado nome a rua São Lázaro, onde reside até hoje.

A dona de casa conta que quando chegou ao bairro se assustou com o lugar, um matagal, cheio de lama, cobras, gatos, sem energia. “Luz, só de candeeiro”, lembra. Através da coragem da mãe, a família se fixou no local e ela não se arrepende porque considera o melhor lugar para morar.

No bairro dona Estelita conheceu o marido, criou os cinco filhos e agora recebe sempre a visita dos 8 netos. Na adolescência, a diversão era o antigo cinema que existia no Centro, e a chegada de Pirulito, o trem que fazia o trajeto Salvador/Alagoinhas/Salvador.

A experiência que teve na vida profissional também foi no Camaçari de Dentro. Ela trabalhou durante sete anos no almoxarifado e na limpeza do posto de saúde do bairro. Na opinião dela, “a comunidade não precisa se deslocar para Salvador porque é bem assistida na unidade de saúde, que passou por mudanças maravilhosas”.

Para a baiana, Camaçari tem muito a comemorar no aniversário de 251 anos, com as transformações e o crescimento que a cidade tem tido, acompanhado pelo olhar atento de quem se considera camaçariense.

Fã do Município e do bairro onde mora, ela só tem elogios porque encontra de tudo sem precisar sair de casa, desde supermercados, igrejas, posto de saúde, ruas asfaltadas, praça, várias linhas de ônibus, até a amizade e o calor humano dos vizinhos

Foto: Carol Garcia

Dona Estelita mora no bairro desde os 9 anos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.