Está firmada a parceria entre a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) e o diretório acadêmico Pirajá da Silva, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Os estudantes apresentaram projeto de estágio vivência, cujo objetivo é integrar o aprendizado acadêmico com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a aluna do 5º semestre Julyana Quintino, Camaçari foi escolhida por ser um município com uma rede de SUS bem estruturada, além de ter uma secretaria de fácil acesso e aberta a negociações. A proximidade com Salvador também facilita para os alunos.
O projeto apresentado tem como objetivo vivenciar, durante uma semana, a realidade da rede pública, como as unidades de Saúde da Família, os Pronto Atendimentos, os centros de Atenção Psicossocial e as Unidades Básicas de Saúde.
A parceria beneficia 47 pessoas, entre alunos e monitores. De acordo com a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, a procura pelos acadêmicos mostra o reconhecimento e a organização do SUS em Camaçari.
A primeira turma de estágio vivência está prevista para fevereiro de 2009, até lá os monitores farão um período de pré-vivência para dar uma melhor assistência aos alunos.
PRÓXIMA REUNIÃO
Na terça-feira (30/09), acontece a segunda reunião para definir os detalhes da parceria entre a Sesau e a Escola Bahiana de Medicina. Durante a reunião será definida a funcionalidade do projeto e a contrapartida do Município, como alojamento, alimentação e transporte.
Estarão presentes na reunião os diretores da média e alta complexidade, planejamento, atenção básica e assessoria de humanização, além da secretária de Saúde do Município, Efigênia Cardoso, e as três alunas do diretório acadêmico da instituição de ensino.

Rede municipal é uma das mais bem aparelhadas do estado -