O ministro da Justiça, Tarso Genro, fez uma avaliação positiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) na Bahia. Ele participou de uma reunião de trabalho com os prefeitos e representantes de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador, cidades contempladas pela ação.
A Bahia, juntamente com o Acre e Rio de Janeiro, são os estados brasileiros que mais se destacam na implantação das ações do Pronasci. Os três estados se organizaram para garantir a execução do programa. A Bahia tem tradição em elaborar projetos e captar recursos para área de segurança pública, afirma o ministro.
Ele garantiu ainda que a partir do próximo semestre as quatro cidades da região metropolitana passam a integrar o plano que chamamos de territórios de paz. Para execução do programa, Camaçari vai contar com mais de R$ 1,4 milhão, que serão destinados para o reaparelhamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), implantação de 18 câmeras de segurança e projetos como Protejo, Mulheres da Paz, Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), telecentros, entre outros.
Durante a reunião, na sexta-feira (28/11), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o prefeito Luiz Caetano afirmou que segurança deve ser garantida não apenas com reaparelhamento das polícias, mas com ações preventivas e investimentos na área social, da saúde e educação.
Também estiveram presentes a secretária estadual da Justiça, Marília Muricy, o secretário de Segurança Pública, César Nunes, os assessores federativos, Vicente Trevas e Juarez Pinheiro, a secretária do Governo de Camaçari, Jailce Andrade, e representantes dos municípios contemplados pelo Pronasci.

Reunião foi presidida pelo ministro da Justiça, Tarso Genro -