A festa dos 251 anos de Camaçari reuniu diversos representantes do cenário político baiano, na manhã desta segunda-feira (28/09). Todos foram unânimes em citar que a cidade experimenta um novo ciclo de expansão social e econômica.
O secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Nelson Pelegrino, destacou as obras para implantação da rede de esgoto, em andamento em toda cidade, mais o projeto de retirada da linha do trem do Centro e a construção da sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) como as novas ações que mudam a vida das pessoas. Iniciativas como estas projetam Camaçari no cenário internacional e atrai novos investimentos, comenta.
Segundo o deputado estadual Bira Coroa, que também faz aniversário nesta segunda-feira, o desfile cívico é uma afirmação da identidade popular que mobiliza comunidade, escola e entidades sociais. Ele ainda informa que no dia 5 de outubro, o governo da Bahia anuncia as obras de duplicação das BA-093 e BA-535 (conhecida como via Parafuso).
Durante o solenidade, o prefeito Luiz Caetano assinou ordem de serviço para revitalização da avenida 28 de Setembro e citou algumas das obras a serem realizadas em breve, a exemplo da construção da Vila Olímpica, um dos grandes complexos esportivos do Estado, e a pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade. Emocionado, Caetano lembrou da mobilização popular para promoção do desfile.
Hoje, ao entrar na avenida, as escolas fazem questão de mostrar o que produzem em sala de aula. E essa melhoria da auto-estima vem dos investimentos em robótica, infra-estrutura e material didático, diz. Além dos avanços no setor educacional, o prefeito afirma que Camaçari vive um novo momento, gerando mais oportunidade de emprego e renda.
Atualmente, são mais de 90 empresas instaladas no Pólo Industrial. De 2005 até então, com a política de atração de investimentos, a cidade recebeu 49 empreendimentos, a exemplo da Bahia Pulp, Arembepe Energia, Lindi Gases, Perox Bahia, Muricy Energia, Rede Toda Dia, Lê Biscuit, Guaibim, Sundown Motos, entre outras.
A presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, reitera a opinião do prefeito ao afirmar que, em quatro anos e meio, Camaçari passou por mudanças estruturais. Hoje o povo conta com mais emprego, equipamentos educativos, de esporte e lazer. Vive-se em uma cidade melhor, com oportunidade para todos. O desfile consolida e unifica este sentimento, diz.
O conceito de formação da identidade e de cidadania também foi defendido pelo secretário municipal da Educação (Seduc) Luiz Valter Lima. Durante o desfile, os participantes se colocam como sujeitos históricos na construção da cidade.