Pouco mais de um mês após o início das aulas, os alunos do Ateliê Criativo, que acontece na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, receberam na tarde desta segunda-feira (17/7), a visita de autoridades do município, a exemplo do prefeito em exercício, José Tude, e de representantes das empresas idealizadora e financiadora do projeto.
A iniciativa, que oferta a capacitação em designer e empreendedorismo através da reciclagem de plástico, é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e a Quest/Zeppelin, mediante patrocínio da Braskem.
O prefeito em exercício, José Tude, participou da visita e avaliou positivamente o projeto. “Nós temos aqui o Polo Petroquímico que produz plásticos, resinas e uma série de insumos para que a gente possa utilizar no nosso dia a dia, e a gente utiliza muito plástico e esse plástico precisa de uma destinação. Através deste projeto, vimos como esse material pode ser reciclado e transformado de uma forma muito bacana e ter uma utilização nobre. Essa é uma parceria que temos a satisfação e alegria de ver que está dando certo e vai continuar, se Deus quiser”, ressaltou.
A secretária da Sedes, Reni Oliveira, destacou a importância da atividade para o município. “O Ateliê Criativo é um projeto que tem uma proposta inovadora, e fazer parte desta iniciativa reforça o compromisso da nossa gestão com a população, porque é uma opção de empreendedorismo e também de cuidado com o meio ambiente, pois estamos oferecendo aqui, desenvolvimento sustentável”, falou.
A analista de Relações Institucionais da Braskem, Rute Oliveira, destacou a contribuição do projeto para a economia criativa. “A gente tem muito prazer em patrocinar esse curso, porque ele desenvolve habilidades e muita criatividade para esses jovens. Então, aqui, eles têm a oportunidade de sair prontos para o mercado de trabalho, prontos para empreender ou fazer qualquer trabalho voltado para a indústria que perceba a valorização do plástico”, pontuou.
Representando a Zeppelin Produções, empresa idealizadora da iniciativa e também coordenadora do Ateliê Criativo, Nina Florsz destacou que o projeto é uma oportunidade inclusiva em diversas formas. “O Ateliê Criativo é um projeto incrível, na qual a gente pensa nos resíduos sólidos, que é uma problemática mundial, e a gente transforma o plástico através da reciclagem, desde a objetos simples de comércio, até a obras de arte”, explicou.
Aluna do projeto, Lécia Fernanda de Souza falou como está sendo a sua experiência. “Eu estou amando participar, porque eu já trabalhava reciclando. Na minha casa eu já tinha essa prática de separar o lixo, e aqui estamos tendo a oportunidade de transformar esse lixo, no caso o plástico descartado em arte, em objetos, em diversas outras coisas que poderemos utilizar e até vender”, compartilhou.
Vale ressaltar, que ainda estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Projeto Ateliê Criativo. A iniciativa é voltada para jovens a partir de 16 anos. Os interessados podem se inscrever por meio do link: bit.ly/ateliecriativocamacari. A lista dos selecionados será divulgada nos perfis do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/ateliecriativoprojeto/) e Instagram (https://www.instagram.com/ateliecriativoprojeto/). Para outras informações, basta entrar em contato através do telefone e Whatsapp (11) 99957-1817 ou do e-mail: gestao@questconsult.com.br .













