A defesa de investimentos no segmento social norteou as discussões sobre segurança pública durante a aula inaugural do Protejo, realizada na noite de quarta-feira (18/02).
A cerimônia contou com a apresentação do flautista Alan Brandão e do grupo de dança e percussão da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, onde foi realizado o evento.
O prefeito Luiz Caetano destacou que o Protejo permite a integração do jovem com a escola e a família. Além de combater a violência, a ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) garante uma maior integração social dos jovens, fortalecendo sua rede de relacionamento na escola, em casa e em diversos ambientes. Ele observou ainda que o trabalho integrado das polícias civil e militar, em Camaçari, também contribui com a redução da criminalidade.
O Pronasci foi o primeiro programa federal a articular segurança pública e cidadania. É importante que os gestores públicos insiram a educação neste tema. A construção da Cidade do Saber representa um grande passo nesse sentido, acrescenta o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.
As aulas do Protejo começam em março com oficinas de arte-educação e, a partir de julho, serão iniciados os cursos semi-profissionalizantes. As atividades serão realizadas no Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança) e vão beneficiar 100 jovens dos Phocs 1, 2 e 3. Os contemplados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100.
Segundo o coordenador executivo do Protejo no Estado, Ricardo Andrade, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão do Estado que executa o projeto, já está selecionando os candidatos que irão compor a equipe responsável pelas oficinas e a previsão é de que as aulas comecem na primeira semana de março.
R.B.M., 17 anos, morador do Phoc 1, conhece pouco sobre o Pronasci, mas já sabe que, pela primeira vez, vai ser bolsista de um projeto que articula segurança pública com ações sociais. A bolsa é uma ajuda muito boa, mas o ganho maior vai ser a possibilidade de ser capacitado e ter uma integração com pessoas novas. Esses dois itens afastam muitos jovens das drogas e da marginalidade, avalia.
PRESENÇAS
Além do prefeito Luiz Caetano, marcaram presença no lançamento do Protejo, a vice-prefeita, Tereza Giffoni, a presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, a coordenadora municipal do Pronasci, Selmária Matos, o tenente-coronel do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Alfredo Castro e líderes de bairro.
Também estiveram presentes o consultor do Pronasci na Bahia, coronel Francisco Edson de Araújo, o presidente do Conselho estadual da Educação, Astor de Castro, o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Nelson Santana, Anailde Rodrigues, representante da Unesco em Salvador, os defensores públicos de Camaçari e Lauro de Freitas, Liana Santos e Robson Freitas, respectivamente, além dos delegados titulares da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Janaína Dore e da 18ª Delegacia de Camaçari, Clayton Leão, o delegado-chefe da polícia civil, Joselito Bispo, o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, Gilberto Santana e o capitão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Orlando Rodrigues.

Grupo da Cidade do Saber faz show para alunos e convidades -