Aulas do Protejo começam no início de março

ASCOM BOT
Publicado 19/02/2009 01:02:46

A defesa de investimentos no segmento social norteou as discussões sobre segurança pública durante a aula inaugural do Protejo, realizada na noite de quarta-feira (18/02).

A cerimônia contou com a apresentação do flautista Alan Brandão e do grupo de dança e percussão da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, onde foi realizado o evento.

O prefeito Luiz Caetano destacou que o Protejo permite a integração do jovem com a escola e a família. “Além de combater a violência, a ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) garante uma maior integração social dos jovens, fortalecendo sua rede de relacionamento na escola, em casa e em diversos ambientes”. Ele observou ainda que o trabalho integrado das polícias civil e militar, em Camaçari, também contribui com a redução da criminalidade.

“O Pronasci foi o primeiro programa federal a articular segurança pública e cidadania. É importante que os gestores públicos insiram a educação neste tema. A construção da Cidade do Saber representa um grande passo nesse sentido”, acrescenta o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.

As aulas do Protejo começam em março com oficinas de arte-educação e, a partir de julho, serão iniciados os cursos semi-profissionalizantes. As atividades serão realizadas no Caic (Centro de Atendimento Integral à Criança) e vão beneficiar 100 jovens dos Phoc’s 1, 2 e 3. Os contemplados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100.

Segundo o coordenador executivo do Protejo no Estado, Ricardo Andrade, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão do Estado que executa o projeto, já está selecionando os candidatos que irão compor a equipe responsável pelas oficinas e a previsão é de que as aulas comecem na primeira semana de março.

R.B.M., 17 anos, morador do Phoc 1, conhece pouco sobre o Pronasci, mas já sabe que, pela primeira vez, vai ser bolsista de um projeto que articula segurança pública com ações sociais. “A bolsa é uma ajuda muito boa, mas o ganho maior vai ser a possibilidade de ser capacitado e ter uma integração com pessoas novas. Esses dois itens afastam muitos jovens das drogas e da marginalidade”, avalia.

PRESENÇAS
Além do prefeito Luiz Caetano, marcaram presença no lançamento do Protejo, a vice-prefeita, Tereza Giffoni, a presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, a coordenadora municipal do Pronasci, Selmária Matos, o tenente-coronel do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Alfredo Castro e líderes de bairro.

Também estiveram presentes o consultor do Pronasci na Bahia, coronel Francisco Edson de Araújo, o presidente do Conselho estadual da Educação, Astor de Castro, o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Nelson Santana, Anailde Rodrigues, representante da Unesco em Salvador, os defensores públicos de Camaçari e Lauro de Freitas, Liana Santos e Robson Freitas, respectivamente, além dos delegados titulares da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Janaína Dore e da 18ª Delegacia de Camaçari, Clayton Leão, o delegado-chefe da polícia civil, Joselito Bispo, o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, Gilberto Santana e o capitão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Orlando Rodrigues.

Foto: Carol Garcia

Grupo da Cidade do Saber faz show para alunos e convidades -

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.