Aula inaugural inicia curso de TI

Iwwa Agência
Publicado 04/10/2011 02:10:20

O curso de Tecnologia da Informação (TI), oferecido pela Prefeitura de Camaçari, em parceria com a empresa IBM Brasil, teve início na manhã desta terça-feira (04/10), com uma aula inaugural. A iniciativa integra o Plano Municipal de Superação da Extrema Pobreza, norteado pelas diretrizes do plano do governo federal Brasil Sem Miséria.   

Inicialmente, a capacitação beneficia 40 jovens, que serão divididos em quatro turmas de 10 alunos. A primeira etapa do curso tem uma carga horária de 30 horas/aula, duração de seis semanas e caráter eliminatório, já a segunda tem carga horária de 200 horas/aula e duração de seis meses. 

Os alunos que tiverem aproveitamento maior que 70% na primeira fase do curso passarão para a segunda etapa, que consiste em atividades práticas, com introdução da disciplina de Língua Inglesa.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, esta é a primeira ação da Secretaria dentro das diretrizes do Plano Municipal de Superação da Extrema Pobreza. “O curso de TI vai gerar grandes oportunidades de emprego para esses jovens”, destaca o secretário. 

Entusiasmados, Janaína Rodrigues e Ítalo da Cruz, de 18 e 17 anos, respectivamente, farão um curso de informática pela primeira vez. “Esse é o primeiro passo para a gente se tornar um profissional e entrar no mercado de trabalho”, salienta a estudante.  

Segundo a responsável pela parte operacional do curso de TI, Rosa Santos, serão oferecidas mil vagas para a capacitação. Conforme o encerramento das aulas dos alunos inscritos, novos jovens serão selecionados.

Para ser contemplado o jovem deve ser membro de famílias com renda per capita de R$ 70 reais e inserida no CádÚNico (Cadastro Único para Programas Sociais), ter mais de 16 anos e cursar ou já ter concluído o ensino médio. A triagem é realizada pela Secin, em parceria com a Sedes (Secretária do Desenvolvimento Social). 

As aulas do curso de TI são realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, na sede da Secin. O conteúdo programático da primeira fase aborda assuntos como Conceitos e Fundamentos de TI, Infraestrutura de Redes e Plataformas e Ambientes, enquanto na segunda etapa serão trabalhados os conteúdos Sistemas Distribuídos Básico e Arquitetura Mainframe Básico.      

Slideshow | 3 fotos

Aula inaugural inicia curso de TI

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us