Aula inaugural inicia curso de TI

Iwwa Agência
Publicado 04/10/2011 02:10:20

O curso de Tecnologia da Informação (TI), oferecido pela Prefeitura de Camaçari, em parceria com a empresa IBM Brasil, teve início na manhã desta terça-feira (04/10), com uma aula inaugural. A iniciativa integra o Plano Municipal de Superação da Extrema Pobreza, norteado pelas diretrizes do plano do governo federal Brasil Sem Miséria.   

Inicialmente, a capacitação beneficia 40 jovens, que serão divididos em quatro turmas de 10 alunos. A primeira etapa do curso tem uma carga horária de 30 horas/aula, duração de seis semanas e caráter eliminatório, já a segunda tem carga horária de 200 horas/aula e duração de seis meses. 

Os alunos que tiverem aproveitamento maior que 70% na primeira fase do curso passarão para a segunda etapa, que consiste em atividades práticas, com introdução da disciplina de Língua Inglesa.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, esta é a primeira ação da Secretaria dentro das diretrizes do Plano Municipal de Superação da Extrema Pobreza. “O curso de TI vai gerar grandes oportunidades de emprego para esses jovens”, destaca o secretário. 

Entusiasmados, Janaína Rodrigues e Ítalo da Cruz, de 18 e 17 anos, respectivamente, farão um curso de informática pela primeira vez. “Esse é o primeiro passo para a gente se tornar um profissional e entrar no mercado de trabalho”, salienta a estudante.  

Segundo a responsável pela parte operacional do curso de TI, Rosa Santos, serão oferecidas mil vagas para a capacitação. Conforme o encerramento das aulas dos alunos inscritos, novos jovens serão selecionados.

Para ser contemplado o jovem deve ser membro de famílias com renda per capita de R$ 70 reais e inserida no CádÚNico (Cadastro Único para Programas Sociais), ter mais de 16 anos e cursar ou já ter concluído o ensino médio. A triagem é realizada pela Secin, em parceria com a Sedes (Secretária do Desenvolvimento Social). 

As aulas do curso de TI são realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, na sede da Secin. O conteúdo programático da primeira fase aborda assuntos como Conceitos e Fundamentos de TI, Infraestrutura de Redes e Plataformas e Ambientes, enquanto na segunda etapa serão trabalhados os conteúdos Sistemas Distribuídos Básico e Arquitetura Mainframe Básico.      

Slideshow | 3 fotos

Aula inaugural inicia curso de TI

Mais Notícias

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" chega à nova etapa

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.