O ensino superior em Camaçari será discutido na próxima quinta-feira (25/03), às 16h, em audiência pública na Câmara de Vereadores do Município. Dentre os assuntos da pauta, está a proposta para construção de um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) na Cidade Técnica Universitária e a avaliação do ensino superior de Camaçari.
Será discutido também, o início da construção do campus da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e da sede do Pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), ambos na Cidade Técnica Universitária. No encontro, será decidida ainda a data da inauguração do campus do antigo Cefet, hoje IFBA, (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) que está na fase final de construção.
Na audiência pública, proposta pelo vereador José Marcelino (PT), estarão presentes o prefeito Luiz Caetano, o secretário da Educação do Município (Seduc), Luiz Valter, o coordenador da UAB Pólo Camaçari, Márcio Neves, o reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim da Silva e a reitora do IFBA, Aurina Santana.
AVANÇOS
O ensino técnico e superior, em Camaçari, apresenta vários avanços. A exemplo da ampliação de ofertas de vagas no CETEB (Centro de Ensino Tecnológico da Bahia), a chegada do antigo Cefet, hoje IFBA, que oferece dois cursos técnicos e atende 430 pessoas, além da implantação da UAB, que oferece seis cursos superiores de graduação, em convênio com cinco faculdades públicas, três cursos de extensão e quatro de pós-graduação e beneficia cerca de 600 pessoas.
Há ainda a oferta de cursos técnicos no Colégio José de Freitas e Mascarenhas e no Colégio Cidade Camaçari. Os moradores do Município contam, também, com o auxílio da bolsa estágio para estudantes de nível superior e do transporte universitário.

Audiêcia pública será realizada na Câmara de Vereadores -