Audiência pública define propostas

Iwwa Agência
Publicado 17/10/2010 12:10:33

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) elegeu, em audiência pública, 21 propostas prioritárias dos segmentos artísticos e culturais para a construção dos Editais Municipais de Financiamento. A entidade é formada por sete câmaras setoriais.

A iniciativa abriu um espaço democrático para que as câmaras tratassem das demandas de cada segmento, que estão divididos em rádiodifusão, audiovisual, novas mídias, teatro, música, dança, literatura, produção cultural, artes visuais, artesanato, sociedade civil, movimentos sociais, empresarial e industrial, além de patrimônio cultural material e imaterial. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas.

O secretário de Cultura, Vital Vasconcelos, lembrou o quanto é importante discutir as ações culturais de Camaçari com a população.

“As decisões não devem partir apenas do poder público, mas também da comunidade, que é quem faz a cultura do Município”, explica.

O secretário ainda fez um balanço das ações desenvolvidas pela Secult, com destaque para o projeto Terreiradas, uma iniciativa que visa resgatar as tradições populares da cultura negra no Município. 

De acordo com Vital Vasconcelos, o próximo passo do Conselho será a criação do Plano Municipal de Cultura de Camaçari.          

A audiência pública foi realizada sábado (16/10), na Escola Estadual Luís Eduardo Magalhães.

PROPOSTAS DEFINIDAS

A Câmara Setorial de Artes Cênicas, Teatro, Dança, Circo e Ópera defende a montagem e a circulação de espetáculos. Já Câmara Setorial de Livro e Literatura quer a valorização da leitura através de encontros, seminários, fóruns e congressos, a democratização do acesso à leitura e o fomento de publicação, circulação, distribuição e consumo, além de complementação de renda para agentes de leitura.

A Câmara de Música e Congêneres propôs a circulação de shows, gravação de CD/DVD e formação de grupos artísticos culturais. 

A Câmara de Artes Visuais, Artesanato e Audiovisual indicou a seleção de projetos municipais para a formação artístico-cultural nas áreas de Artes Visuais e Audiovisual, com trabalhos em arte e tecnologia, cerâmica, colagem, desenhos, fotografia, grafite, gravura, objeto, pintura e vídeo-arte, além de editais de documentários e vídeos de ficção que visem o resgate cultural municipal.

A Câmara Setorial de Patrimônio Cultural Material e Imaterial apontou a aquisição de materiais de multimídia, fardamentos, instrumentos musicais, remuneração de quem realiza oficinas, ajuda de custo com viagens, realização de eventos e capacitação dos grupos culturais de comunidades tradicionais, incluindo templos de matriz africana, para divulgar a cultura afro-brasileira.

A Câmara ainda propôs incentivar entidades e comunidades tradicionais com cursos, construção, reforma e ampliação dos espaços físicos, além de promover capacitação de agentes culturais e financiar CDs, DVDs, livros e palestras de conteúdo educativo e cultural, priorizando os mestres de ofício.

A Câmara Setorial de Sociedade Civil e Movimentos Sociais indicou a promoção e manutenção de projetos que desenvolvam os direitos humanos nos segmentos infantil, juvenil e de idosos, além de vítimas de discriminação racial e de violência sexual, a realização de cursos de capacitação em gestão e técnica cultural e a manutenção, criação e compra de equipamentos culturais.

Por fim, a Câmara Setorial Empresarial e Industrial, que vai levantar as demandas e apresentá-las à Secretaria da Cultura e ao Conselho Municipal da Cultura.

Foto: Adeilson Carvalho

Audiência elegeu propostas para a construção de editais -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us