Atores de Camaçari estudam teatro na Europa

Iwwa Agência
Publicado 17/09/2009 03:09:58

Graças aos investimentos no setor cultural, Camaçari tem hoje dois jovens no elenco da Companhia de Teatro de Braga (CTB), em Portugal. Tâmara Thaís Amaral Silva, 20 anos, e Alex Miranda, 26, foram os únicos representantes do Estado contratados pela entidade.

A seleção aconteceu durante a oficina de teatro do clássico grego Bacantes: uma orgia do poder, ministrada pelo diretor português Rui Madeira. A atividade, que integra a Oficina para Escolha de Atores, Intercâmbio Brasil – Portugal, destacou artistas para um estágio de formação de seis meses junto à Companhia.

Ex-alunos do projeto municipal A Caminho da Ternura e do Bando de Teatro Resistência de Camaçari, a dupla foi selecionada por representantes do Município e da CTB. A disputa aconteceu na Casa da Criança e do Adolescente, onde participaram 23 candidatos.

As despesas com alimentação dos artistas são custeadas pela Prefeitura de Camaçari. A Companhia de Teatro de Braga está sediada no Theatro Circo, um dos grandes teatros de Portugal e referência no meio artístico.

INVESTIMENTOS
A política cultural de valorização dos artistas locais e de investimentos em novos talentos fez de Camaçari uma cidade mais dinâmica. Nesta semana, a Secretaria Municipal da Cultura encaminhou para Câmara de Vereadores, projeto que cria o Conselho da Cultura. Implantado, será possível o financiamento de iniciativas oriundas da sociedade civil.

Recentemente, o Ministério da Cultura incluiu a Chegança Feminina de Arembepe, e Mandú, de Monte Gordo nos grupos de cultura popular do Governo Federal. O prêmio, no valor de R$ 10 mil, servirá para o reaparelhamento da equipe e capacitação dos componentes.

Sem falar no projeto Palco da Cidade, implantado por meio de parceria entre a Secretaria da Cultura e Cidade do Saber, com o objetivo é revelar talentos nas mais diversas áreas culturais.

Do teatro da Cidade do Saber, segundo maior do Estado, também saíram importantes nomes para o cenário artístico nacional e internacional, a exemplo de Roges Doglas Leal da Conceição, 19, e Rosângela da Silva Santos, 27 aprovados para compor o quadro da Escola de Dança da Fundação Cultura da Bahia (Funceb).

Roges e Rosângela faziam parte do curso de dança moderna do complexo. “Se não tivesse a oportunidade de iniciar os estudos na Cidade do Saber as portas jamais teriam se aberto”, diz Roges Doglas.

Foto: Nelinho Oliveira

Curso da Cidade do Saber é um dos mais procurados -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.