Ato valoriza pessoas com deficiência

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2011 04:11:04

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, foi lembrado em Camaçari com uma caminhada, nesta terça-feira (29/11). O tema da atividade foi Acessibilidade, garantia de direitos.

A caminhada iniciou na praça Desembargador Montenegro e teve como objetivo conscientizar a população acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.

Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, ressaltou que o governo de Camaçari prioriza as ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A Sedes conta com a Gerência e o Conselho da Pessoa com Deficiência”, lembrou a secretária.

Moradora de Camaçari, a cadeirante Rosileide da Silva acredita que participar da caminhada  é um ato de cidadania.

De acordo com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari, Elton Brito, a caminhada é uma forma de homenagear todas as pessoas com deficiência de Camaçari.

Cerca de 200 pessoas participaram da atividade, entre elas alunos do CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança), Associação Pestalozzi, APAE, ADVC (Associação dos Deficientes Visuais), ARCT (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), CEI (Centro de Educação Inclusiva), ACAD (Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência) e a ADC (Associação de Diabetes de Camaçari).

O evento contou com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) e do Centro de Equoterapia Nosso Lar.

 INICIATIVAS

Desde 2005, a administração municipal realiza diversos projetos de atendimento aos portadores de deficiência. Em agosto desse ano, a Prefeitura entregou 14 cadeiras de rodas motorizadas aos cadeirantes do Município, com o intuito de facilitar a locomoção. Ano passado foi criado o Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari.

Além disso, Camaçari é uma das poucas cidades do país a contar com semáforos inteligentes, que disparam sinais sonoros para alertar as pessoas com deficiência visual. Os equipamentos públicos ainda possuem piso táctil.

Outra importante iniciativa da administração municipal foi a criação do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que conta com o Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e o Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme).

No Cempre são atendidas pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

Slideshow | 3 fotos

Ato valoriza pessoas com deficiência

Mais Notícias

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Secretário de Saúde se reúne com comunidade rural da Costa de Camaçari

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Caixa promove capacitação para servidores sobre PPPs e concessões

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pedreira

Camaçari e o potencial de desenvolvimento – a história de Danilo Pe...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us