Ato valoriza pessoas com deficiência

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2011 04:11:04

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, foi lembrado em Camaçari com uma caminhada, nesta terça-feira (29/11). O tema da atividade foi Acessibilidade, garantia de direitos.

A caminhada iniciou na praça Desembargador Montenegro e teve como objetivo conscientizar a população acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.

Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, ressaltou que o governo de Camaçari prioriza as ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A Sedes conta com a Gerência e o Conselho da Pessoa com Deficiência”, lembrou a secretária.

Moradora de Camaçari, a cadeirante Rosileide da Silva acredita que participar da caminhada  é um ato de cidadania.

De acordo com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari, Elton Brito, a caminhada é uma forma de homenagear todas as pessoas com deficiência de Camaçari.

Cerca de 200 pessoas participaram da atividade, entre elas alunos do CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança), Associação Pestalozzi, APAE, ADVC (Associação dos Deficientes Visuais), ARCT (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), CEI (Centro de Educação Inclusiva), ACAD (Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência) e a ADC (Associação de Diabetes de Camaçari).

O evento contou com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) e do Centro de Equoterapia Nosso Lar.

 INICIATIVAS

Desde 2005, a administração municipal realiza diversos projetos de atendimento aos portadores de deficiência. Em agosto desse ano, a Prefeitura entregou 14 cadeiras de rodas motorizadas aos cadeirantes do Município, com o intuito de facilitar a locomoção. Ano passado foi criado o Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari.

Além disso, Camaçari é uma das poucas cidades do país a contar com semáforos inteligentes, que disparam sinais sonoros para alertar as pessoas com deficiência visual. Os equipamentos públicos ainda possuem piso táctil.

Outra importante iniciativa da administração municipal foi a criação do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que conta com o Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e o Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme).

No Cempre são atendidas pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

Slideshow | 3 fotos

Ato valoriza pessoas com deficiência

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.