Ato lembra importância da segurança no trabalho

Iwwa Agência
Publicado 27/04/2017 04:04:50

A Secretaria da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Camaçari, promoverá no dia 4 de maio um ato público em memória das vítimas do acidente na Farmácia Pague Menos, ocorrido em novembro de 2016.

O ato, que será realizado nas imediações da farmácia, na Avenida Getúlio Vargas, acontece em parceria com os sindicatos do Município, e conta com apoio do Ministério Público e da Gerencia Regional do Trabalho e Emprego.

A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho – comemorado em 28 de abril – e tem por objetivo, além de ressaltar a importância da data, lembrar todos os acidentes de trabalho fatais e não fatais ocorridos em Camaçari ao longo dos anos, além de pensar ações de prevenção desses agravos e de promoção à saúde dos trabalhadores. 

Para o CEREST, esse ato tem como principal objetivo, além de homenagear as vítimas do acidente na Farmácia Pague Menos, sensibilizar para a importância de realizar ações de prevenção de acidentes e tragédias do tipo, que teve repercussão nacional e grande impacto para os moradores de Camaçari.

DADOS ESTATÍSTICOS

Em Camaçari, no ano de 2016, foram notificadas 41 vítimas de acidentes de trabalho grave, sendo que três dessas chegaram a óbito. De acordo com o CEREST, os números são maiores, mas o problema todo está na ausência das notificações por parte das empresas, o que dificulta a elaboração de politicas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2013, no Brasil foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) acontecem 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho e 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo.

Foto: Arquivo

Em Camaçari, o CEREST fica na rua Goiás, s/n, Centro, próximo à Sedes -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.