São em média cinco horas de treinamento por dia, além de atividades físicas, táticas, de fundamentos e jogadas. Essa tem sido a rotina dos jovens atletas, os mesatenistas de Camaçari Iuki dos Santos, de 12 anos, morador do bairro Nova Vitória, e Kauan de Jesus, de 12 anos, que reside no Centro. Eles vão representar a Bahia durante a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece a partir do dia 3 de setembro, em Fortaleza (CE).
A vaga na disputa nacional foi conquistada durante a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude, realizada mês passado, em Simões Filho. Os atletas de Camaçari disputaram a final dos jogos entre si, quando Kauan de Jesus venceu Iuki dos Santos.
Essa é a primeira competição nacional dos atletas e a expectativa é grande e sem rivalidade, embora os dois desejem vencer a competição na categoria de 12 a 14 anos. “É um orgulho para Camaçari e para mim ver nossos talentos crescendo cada vez mais e participando de competições importantes”, ressaltou o treinador dos garotos, Bruno Moreira.
Kauan pratica tênis de mesa desde os quatro anos. Ele contou que está tranquilo e acredita que mesmo se não vencer, a competição representará um aprendizado importante. A opinião também é compartilhada por Iuki, embora ele esteja mais ansioso para a disputa. “A expectativa é grande, tenho treinado e me esforçado. Desejo que tudo ocorra bem”, disse.
Os atletas contam com apoio da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer) para treinar. Como venceram a competição estadual, a viagem para Fortaleza será custeada pela Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).