Os 189 anos da Independência da Bahia foram comemorados em Camaçari com a 24ª Corrida Rústica 2 de Julho. O evento esportivo aconteceu na manhã desta segunda-feira (02/07).
A competição reuniu 60 atletas do Município e de cidades da Região Metropolitana, a exemplo de Lauro de Freitas, Salvador e Dias D’Ávila, distribuídos em 12 categorias, incluindo duas especiais para cadeirantes.
O primeiro a concluir a prova foi Hélio dos Reis, 30 anos. O atleta finalizou o trajeto, de pouco mais de seis quilômetros e meio, em 21 minutos e 55 segundos. Em 2011, ele havia conquistado a 2ª colocação.
“Cada competição que ganho é uma emoção diferente”, declarou o morador de Monte Gordo, que participa, nos dias 15 e 22 de julho, da Corrida da Independência e da Meia Maratona da Bahia, respectivamente. As provas acontecem na capital baiana.
O segundo colocado e também morador de Monte Gordo, Raimundo Vasconcelos, 38 anos, terminou o trajeto em 24 minutos. O atleta participa da competição desde as primeiras edições.
A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi a moradora do bairro Gleba H, Maria Isabel Batista. A vitória teve gosto um especial para a atleta, que completou 41 anos no dia da prova. “Meu presente foi ter alcançado a primeira colocação. Estou muito feliz”, revelou a recepcionista, ao comemorar a vitória em companhia das filhas Dálete, 14 anos, e Vanessa, 16.
De acordo com o secretário municipal do Esporte e Lazer, Geraldo Ramos, a competição faz parte do calendário de eventos Município e é extremamente importante, “pois incentiva os moradores à prática esportiva”.
Mesmo sem caráter competitivo, muitas pessoas participam do evento todos os anos, como o aposentado Noel Marinho, 56 anos, conhecido como Caveirinha, devido à fantasia utilizada nas provas.
Estreante, a moradora do bairro Alto da Cruz, Maria Andrade, 51 anos, afirmou que sempre teve vontade de participar da corrida, porém só concretizou o desejo este ano. Muitos moradores do bairro 2 de Julho também prestigiaram a competição.
Com largada na rua 2 de Julho, os atletas percorreram as avenidas Piaçaveira e Comendador Avelar, os bairros do Inocoop e Ponto Certo, e a avenida Jorge Amado. Com retorno logo após o Espaço Camaçari, os competidores seguiram pela avenida Jorge Amado, Centro Administrativo, rua Delegado Clayton Leão Chaves e as avenidas Comercial e Eixo Urbano Central, encerrando a prova no mesmo ponto de partida.
A Corrida Rústica 2 de Julho tem apoio da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias do Esporte e Lazer, da Saúde e dos Serviços Públicos, além da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Defesa Civil, 12° BPM (Batalhão da Polícia Militar), por meio da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional).