O baiano Antony Deraldo Bonfim marca presença em mais uma competição internacional. Atleta de Camaçari e da Seleção Brasileira de Remo Adaptado, Deraldo chegou sábado (30/08), à capital chinesa, onde participa das Paraolimpíadas de Pequim. A competição acontece entre os dias 6 e 17 de setembro.
Antes de viajar, Deraldo anunciou que, caso conquiste a medalha de ouro, vai leiloar o prêmio e comprar um carro para a Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência (Acad), da qual é presidente fundador.
O atleta iniciou o treinamento de remo em novembro de 2007, após ser convidado pelo diretor técnico da Seleção Brasileira de Remo Adaptado, Júlio Noronha.
O bom desempenho no teste, feito com o auxiliar técnico da seleção, Cláudio Mota, o habilitou para a seletiva que iria definir o titular da seleção nas Paraolimpíadas. Como venceu os outros cinco atletas, ele acabou conquistando a vaga de titular.
Em maio deste ano, participou da Copa do Mundo de Remo Adaptado, realizada na Alemanha, onde garantiu uma das duas vagas disponíveis para participar das Paraolimpíadas de Pequim.
O Remo é a mais nova modalidade do quadro de esportes Paraolímpicos. Foi introduzido ao programa em 2005 e terá sua primeira competição Paraolímpica nos Jogos de Pequim deste ano.
NATAÇÃO
Foi através da natação que Antony Deraldo entrou para o esporte de rendimento, em julho de 2006. Ele se apaixonou pela atividade aquática a partir do tratamento de fisioterapia que teve de fazer após ficar paraplégico, depois de receber um tiro na coluna lombar durante um assalto em dezembro de 2005. O incidente aconteceu em Salvador, onde trabalhava como taxista.
O atleta começou a treinar pela Secretaria de Esporte e Lazer de Camaçari. Três meses depois, em outubro de 2006, participou da primeira competição, o Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, em Minas Gerais.
Apesar de ter chegado em último lugar, Antony Deraldo ganhou experiência e aprendeu, através do contato com outros atletas, as técnicas adequadas. A partir daí, mudou o treinamento e passou a obter melhores resultados.
Ano passado, conquistou o 2º lugar no Circuito Loterias Caixa Nordeste Paraolímpico, realizado em abril. Foi o 2º colocado no Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico em outubro; 1º lugar na categoria S6 masculina e 2º lugar na categoria geral deficiente, na travessia de mar aberto Bonfim/Ribeira, em Salvador, realizada em novembro.
Em dezembro de 2007, ele conquistou cinco medalhas na Copa Atlanta, na Argentina, uma de ouro, três de prata e uma de bronze. A medalha de ouro foi pela travessia de mar aberto, em Mar Del Plata. As três de prata vieram das disputas de 100 metros nado livre, 100 metros nado peito e 50 metros nado borboleta. A de bronze foi conquistada nos 50 metros nado livre.
Este ano, Antony Deraldo participou do Circuito Loterias Caixa Nordeste Paraolímpico e ficou em 4º lugar nos 100 metros peito e 5º lugar na categoria 100 metros borboleta, além de se classificar para o Brasileiro, a ser realizado em novembro, em Minas Gerais.
Nascido em Feira de Santana (BA), Antony Deraldo, 29 anos, viveu em Salvador e se mudou para Camaçari há três anos. Atualmente, mora no bairro Ponto Certo, na sede do Município.

Deraldo é considerado um dos melhores atletas do país -