Atividades orientam a população

Iwwa Agência
Publicado 19/04/2011 02:04:22

A Secretaria da Saúde (Sesau), através do Departamento de Atenção Básica, promove no dia 26/04 (terça-feira), a Caminhada do Hipertenso, com saída às 8h30, da praça Abrantes. O percurso segue até a praça Desembargador Montenegro, onde acontecem diversas atividades físicas.

A caminhada, realizada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado no mesmo dia, tem o objetivo de esclarecer a população sobre a doença e incentivar hábitos saudáveis de alimentação.

Na ocasião, serão realizadas atividades como palestras educativas, peça teatral, apresentação de roda de capoeira e exercícios de alongamento. Paralelamente, na Praça Desembargador Montenegro, será montada uma feira de saúde com barracas que prestarão serviços de acolhimento, aferição de pressão arterial, imunização, além de práticas integradas como acupuntura e massagem.

Em Camaçari, atualmente, 40 equipes das USFs (Unidades de Saúde da Família) e nove das UBSs (Unidades Básica de Saúde) fazem acompanhamento sistematizado das pessoas que sofrem de hipertensão. O trabalho é realizado por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e agentes comunitários.

HIPERTENSÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou a hipertensão como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a doença é um fator agravante para a cegueira e para as doenças cardiovasculares, renais, cerebrais e circulatórios, enfermidades que podem levar a morte. A doença tem tratamento, mas não cura.

Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, ingestão elevada de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.

Foto: Wendell Wagner

Hipertensos são acompanhados pelas USFs e UBSs -

Mais Notícias

Servidores da Sesau devem abrir conta no Itaú a partir desta segunda (6)

Servidores da Sesau devem abrir conta no Itaú a partir desta segund...

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª dose da AstraZeneca reduz para 2 meses

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª do...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.