Atividades marcam o Dia de Combate à Tuberculose

Iwwa Agência
Publicado 24/03/2010 04:03:28

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (24/03), no auditório da Casa do Trabalho, a abertura das atividades que marcam a semana de mobilização para o combate à Tuberculose que vai até o dia 30.

No Dia Mundial contra a doença, o evento reuniu dezenas de pessoas e profissionais para refletir sobre a importância da participação popular no processo de gestão de controle da tuberculose.

Na oportunidade, foi exibido um vídeo relatando o trabalho desenvolvido pelo Município, coordenado pela Atenção Básica, em parceria com Vigilância Epideomológica de Camaçari.

O vídeo descreveu as principais ações no diagnóstico, tratamento e combate à doença, oferecido pela Prefeitura, que disponibiliza equipe médica multidisciplinar composta de técnicos, enfermeiros e médicos, além do fornecimento de um suporte nutricional, medicamentos e descentralização do atendimento, além da capacitação de mais de 80% dos agentes de saúde de forma a facilitar o diagnostico precoce.

Após a exibição do vídeo, um momento de descontração tomou conta da platéia com a apresentação do repentista Bule-Bule abordando a temática. Entre um repente e outro o artista disse a que veio “vim contribuir para que a doença seja banida do município”.

O evento foi encerrado com palestra, cujo tema Controle Social da Tuberculose foi amplamente debatido com interação total do público proferida pela assistente social Virgínia Perrucho, representante do Fórum Baiano de Combate à Tuberculose.

De acordo com a coordenadora do PCT (Programa Municipal de Combate á Tuberculose), Ana Iara, durante toda a semana de mobilização, serão realizados trabalhos educativos, como palestras, oficinas e distribuição de informativos.

O programa é coordenado pela Atenção Básica, através da área técnica, em parceria com Vigilância Epideomológica de Camaçari. O município oferece tratamento para a doença em todas as UBS (Unidades Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) do Município. Os casos de maior gravidade são encaminhados para a Policlínica do Centro e Centro de Especialidades em Saúde, ambos na sede do município.

Foto:

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.