A segunda etapa do programa municipal Mulher Cidadã, que vai beneficiar 312 moradoras de Camaçari, começa na próxima quinta-feira (13/08).
Implantado em 2007, o projeto é pioneiro no Estado e já atendeu mais de mil mulheres. Nesta fase, foram investidos R$ 500 mil.
O curso, com duração de quatro meses, oferece capacitação em culinária, panificação, buffet, cabeleireiro, corte e costura, customização e moda íntima, bijuterias e massagem. O objetivo é capacitar e inserir as beneficiadas no mercado de trabalho.
As aulas acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom). Cada turma tem capacidade para 26 pessoas e ao término do curso elas recebem certificado de conclusão. As aulas são ministradas por técnicos especializados.
De acordo com a secretária da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, cada moradora tem direito a freqüentar uma especialização. Além disso, as pessoas já beneficiadas não podem participar do programa novamente. Nossa intenção é atender um número maior de mulheres.
PROJETO
O Mulher Cidadã foi criado através da Lei Municipal 806/2007 e atende mulheres com mais de 16 anos, cadastradas no programa federal Bolsa Família. A iniciativa, parte da política municipal de garantia dos direitos femininos, tem a intenção de disponibilizar formação pessoal e social.
Elas recebem uma bolsa auxilio no valor máximo de R$ 172,00 para as que estão cadastradas na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e ainda não recebem o benefício do Bolsa Família e um complemento até este valor para quem já é contemplado pelo governo federal.

A secretária Aurenita Castillo lembra que projeto é pioneiro -