Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no próximo dia 21, a Prefeitura de Camaçari realiza um encontro, nesta terça-feira (11/10), com profissionais da rede municipal de saúde que atuam nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), servidores do HGC (Hospital Geral de Camaçari) e de clínicas particulares que realizam partos, além de membros dos conselhos locais de saúde.
Promovido através da Sesau (Secretaria da Saúde), o evento, uma roda de conversa, deve reunir cerca de 130 pessoas, das 8h30 às 12h30, na Cidade do Saber, com a finalidade de discutir formas de controle da sífilis materna, através da realização do exame pré-natal.
Essa é a maneira de erradicação da forma congênita da doença, que ocorre quando o bebê tem o contágio ainda na gestação, explica a responsável pela área técnica da mulher, do Departamento de Atenção Básica, Laura Passos. Ela assegura que com a identificação da gestante com sífilis “é possível realizar o tratamento, fazendo com o que a criança nasça saudável”.
O tratamento da sífilis é oferecido nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Município e consiste em aplicações de penicilina. A ação envolve os departamentos de Alta e Média Complexidade e Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde).

Atividade de combate à sífilis será na Cidade do Saber -