Atividade aborda violência contra pessoa idosa

Iwwa Agência
Publicado 15/06/2016 11:06:01

O casal Paulo Soledade, 63 anos, e Maria de Lourdes Soledade, 60 anos, marcou presença, na manhã desta quarta-feira (15/06), na atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada na Sala de Videoconferência da Cidade do Saber.

De acordo com Maria de Lourdes, moradora do bairro Gleba C, a atividade é importante, pois esclarece como os idosos devem proceder em caso de violência, abuso ou descumprimento de leis. O aposentado José Irênio dos Reis, 63 anos, que também participou da atividade, ressaltou que a luta por melhores condições de vida é constante, mas realizar esse tipo de evento é uma forma de despertar a atenção da sociedade.

A atividade abordou os procedimentos que devem ser tomados em caso de violência ou abuso contra idosos. Na oportunidade, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari apresentaram documento com análise de dados de denúncia de idosos do Município e a agenda de atividades para esse ano. Os idosos também tiveram momento em que falaram sobre situações que enfrentam no cotidiano. Os desabafos serão sintetizados e transformados em cartas que serão encaminhadas para órgãos ou as instituições competentes.

“É uma luta que não pode parar”, afirmou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari, Osmarina Batista, ao citar a importância de realizar a atividade para que os idosos tenham consciência dos direitos e trabalharem juntos por uma vida mais digna.

De acordo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari, de 2011 a 2015, foram registrados no Ministério Público 53 casos de violência contra idosos de Camaçari, que vão desde negligência dos filhos às agressões físicas e psicológicas, abuso financeiro e abandono. Ao tomar conhecimento dos casos, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari realizou visitas nos domicílios e os idosos que tiveram as queixas confirmadas foram encaminhados para atendimento e amparo nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Município. 

Slideshow | 4 fotos

Atividade aborda violência contra pessoa idosa

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.