Atendimento presencial ao contribuinte em novo espaço tem início nesta terça (17)

ASCOM
Publicado 17/08/2021 03:08:00

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Coordenadoria de Informações Fiscais (Cinf), iniciou nesta terça-feira (17/8) o atendimento presencial ao contribuinte em novo espaço. O ambiente, que conta com doze guichês, sendo dois dedicados ao público prioritário, está localizado no térreo do prédio onde funciona a pasta, localizado no Centro Administrativo de Camaçari (CAC).

O atendimento é segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30 e mediante agendamento, que pode ser feito por meio deste link. Lá são ofertados os serviços disponibilizados pela pasta, que permanecem acessíveis no site. O objetivo é facilitar a relação do contribuinte com a fazenda municipal, ampliando seu acesso e esclarecimentos relativos as obrigações fiscais e tributárias.

Marcílio Meireles, diretor de Receita da Sefaz, esclarece que o espaço foi pensado para situações nas quais a interação com o sistema eletrônico não seja suficiente para garantir a satisfação do contribuinte. “A secretaria teve essa sensibilidade de verificar que tem situações nas quais atender 100% da demanda por via informatizada é algo bastante improvável. Esse canal de comunicação seria um apoio, de complemento ao automatizado e eletrônico”, esclareceu.

Coordenadora Geral do Cinf, Geisa Coelho, reconhece o esforço da prefeitura para levar melhorias à população, concretizado no novo espaço para atendimento presencial ao público. “É um lugar acolhedor, e estamos aqui de portas abertas respeitando os protocolos sanitários nesse momento de pandemia”, destacou a profissional ao afirmar que já vinha percebendo um aumento do fluxo de pessoas para acessar presencialmente os serviços da Sefaz, razão pela qual a pasta providenciou o melhoramento. Geisa lembrou que todos os serviços disponíveis prestados presencialmente permanecem à disposição do contribuinte de modo digital, no site.

Mateus Andrade, que procurou a Sefaz para obter uma certidão negativa de débito, foi orientado a buscar o novo espaço quando havia iniciado o atendimento em outro local. “Me orientaram a vir para cá. Só não consegui resolver o que queria porque eu não estava com o meu número da inscrição municipal. Fui bem atendido, o rapaz até tentou encontrar ali para me ajudar só que ele não conseguiu, mas indicou que posso resolver isso por via digital”, explicou. Mateus qualificou o espaço como ótimo, ao tempo que recomendou: “quem puder resolver isso via internet é melhor, até pra não se expor nesse tempo de coronavírus”.

Álvara Walchli, aposentada e proprietária de imóvel na região da costa de Camaçari, procurou o espaço para resolver questões de débito e de mudança de titularidade. “Convoquei os relativos donos atuais e acertei para que viessem ajustar essas dívidas, para eles não perderem o espaço deles, quitando os débitos existentes”, esclareceu. A aposentada encontrou no Cinf o lugar certo para realizar o serviço.

Orientações gerais para abertura de processos junto ao órgão, emissão de guias para atualização do Imposto Predial e Territorial urbano (IPTU), da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), guia de recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), segunda via de parcelamento, perdão de dívidas, mudança de titularidade, negociação de parcelamento de tributo devido, certidões de cadastro ou de débito, são exemplos de serviços realizados no novo espaço. Para conhecer a gama completa dos serviços disponibilizados basta clicar aqui.

O Call Center, que atende através do número  (71) 2886-1345, pode prestar esclarecimentos e orientações ao contribuinte, que também pode dirimir dúvidas por meio do WhatsApp (71) 98796 – 9856. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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