Atendimento pré-natal cresce 18% em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 28/10/2008 05:10:54

O número de mulheres que realizaram o exame pré-natal no primeiro semestre deste ano na rede pública de Camaçari aumentou 18,03%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Um dos motivos que explicam a elevação na cobertura é a ampliação da rede de atenção básica, que conta hoje com 24 PSFs (Programa de Saúde da Família) e 30 equipes mais nove UBSs (Unidade Básica de Saúde).

As grávidas podem ser acompanhadas nos dois tipos de unidades, o que facilita o acesso e garante agilidade no atendimento, que tem hora e dia marcados. Além disso, os PSFs mantêm uma relação mais próxima com o usuário, pois os agentes comunitários realizam visitas assíduas aos moradores.

As Unidades Básicas (UBSs) também dispõem de profissionais que visitam as residências para a identificação de gestantes.

O que diferencia os PSFs das UBSs é que nas Unidades de Saúde da Família a equipe é responsável por um certo número de famílias, enquanto que nas Unidades Básicas a equipe é responsável por todo bairro.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para pacientes gestantes consultas, exames, medicamentos como ácido fólico, vitaminas e vários outros que fazem parte do elenco de medicamentos distribuídos gratuitamente.

As pacientes também contam com as vantagens da Farmácia Popular que vende medicamentos com preços acessíveis. Outro serviço que auxilia na aquisição de remédios é o serviço disponibilizado pelo governo para a compra de medicamentos especiais, conhecidos como de alto-custo.

PRÉ-NATAL
O SUS de Camaçari dispõe ainda de um serviço de referência, o Pré-natal de alto-risco, em que mulheres com patologias como hipertensão, diabete, doenças detectadas em gestações anteriores e outras doenças graves que comprometem a segurança da gestação têm acompanhamento diferenciado.

O atendimento é feito por ginecologista obstetra e o agendamento atende outras indicações, a depender da patologia. A gestação com margem de risco é detectada na rede básica e encaminhada para a rede especializada. Atualmente, a rede de saúde têm dois Centros de Referência, um na Policlínica, na sede, e outro recentemente inaugurado em Vila de Abrantes, que atende a população da Orla.

O pré-natal de baixo risco é realizado em todas as unidades de saúde do município, tanto nas Unidades Básicas, quanto nas de Saúde da Família. O serviço trata de mulheres que não apresentam nenhuma patologia de risco e mantêm uma gestação normal, sendo acompanhadas por médico e enfermeiro.

O PROGRAMA
As unidades de saúde orientam as gestantes a manter hábitos alimentares e sociais saudáveis de acordo com a sua realidade socioeconômica, além de esclarecer as dúvidas e transformações que acontecem no corpo da mulher e que mudam a rotina diária das futuras mães. Esclarecem ainda a importância do retorno no puerpério (pós-parto) e da primeira consulta do bebê.

As unidades de saúde desenvolve palestras e distribuição de panfletos educativos, de acordo com a demanda de cada posto de saúde, como forma de atrair as gestantes para fazer o pré-natal.

Mensalmente as equipes das unidades de saúde em conjunto com a equipe da educação permanente, se reúnem para discutir casos e confrontar a teoria com a realidade. Através da troca de experiências e palestras, os profissionais são reciclados com novas técnicas e são qualificados com frequência.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Gestantes são atendidas por 30 equipes do PSF e 9 UBS -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.