Atendimento noturno amplia acesso à saúde

Iwwa Agência
Publicado 21/08/2008 01:08:31

Para garantir atendimento médico ao maior número de pessoas, três unidades de saúde de Camaçari passaram a atender também das 18h às 22h. O programa Terceiro Turno funciona nos postos do Gravatá e Gleba B, na sede, e Barra do Pojuca, na orla.

A iniciativa é avaliada positivamente pela população, principalmente por quem não pode marcar consultas e exames durante o dia. Por conta da boa aceitação, a intenção da Secretaria da Saúde (Sesau) é implantar o sistema em outras unidades.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gravatá é a que possui o serviço há mais tempo, desde o início de julho do ano passado. Em média, 60 pessoas são atendidas por noite. São 32 vagas para consulta médica e oito para odontologia, além do serviço de enfermagem.

São oferecidos atendimentos ambulatoriais – como a realização de curativos -, preventivos ginecológicos, planejamento e acompanhamento familiar e aferição de pressão arterial. Treze profissionais trabalham no horário, entre médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, recepcionista, motoristas e vigilantes.

Na Gleba B, os moradores podem procurar a UBS para consulta odontológica durante a noite. A unidade atende 10 pessoas no turno, com apoio de 10 profissionais, entre dentistas, vigilantes e assistentes odontológicos. O atendimento noturno teve início em abril deste ano.

ORLA
A orla de Camaçari também foi beneficiada com o Terceiro Turno. No Posto de Saúde da Família (PSF) de Barra do Pojuca, o serviço ampliado começou em março deste ano, beneficiando cerca de 40 pessoas das 18h às 22h. São 14 pessoas atendidas pelo médico clínico, 10 pelo dentista e os atendimentos ambulatoriais.

No local, são realizados serviços de enfermagem como exame preventivo ginecológico, vacinação, nebulização, distribuição de medicamentos, entre outros. O atendimento conta com o apoio de 15 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliares de consultório e farmácia e recepcionista.

Foto: Nelinho Oliveira

UBS da Gleba B possui serviço odontológico nos três turnos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.