Atendimento está ainda mais qualificado

Iwwa Agência
Publicado 09/01/2014 04:01:38

Sentada sobre uma das 10 novas cadeiras reclináveis para uso de medicação, a paciente, grávida, Marinalva Rodrigues, de 27 anos, nota as intervenções na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Aliança, no bairro Phoc II. Nesta quinta-feira (09/01), ela sentiu um mal-estar e não hesitou em procurar a unidade médica. “Achei mais confortável, tudo organizado”, comentou.

Marinalva Rodrigues é uma das cerca de 500 pacientes que passam pela UPA todos os dias e, desde dezembro de 2013, usufruem das melhorias realizadas pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde).

“Nós fizemos reparos, desde a entrada no jardim até os espaços para pacientes de alto risco. Tudo para que o paciente se sinta mais acolhido, com conforto e em um ambiente positivo”, explicou a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito. “As reformas na UPA foram priorizadas por ser a unidade que recebe o maior número de pacientes no Município”, justificou.

Do jardim replantado, passando pela recepção, onde 29 cadeiras novas acomodam a população que espera pela convocação aos consultórios médicos, as melhorias tornaram o espaço mais humanizado. A chamada, por exemplo, passou a ser feita pelo médico que usa o telefone interligado às caixas de som da recepção para falar o nome do próximo paciente. O sistema deve ser otimizado com o funcionamento, em breve, do painel eletrônico. 

“Pintamos as paredes internas e externas, trocamos os portões e colocamos em locais que necessitavam de reforço na segurança, substituímos as telhas danificadas durante as chuvas intensas de 2013 por novas. Também trocamos os colchões, adquirimos novos lençóis, trocamos os vidros dos portões por vidros que mesmo quebrados não partem e isso reduz riscos para os pacientes”, detalhou Elba Brito.

A diretora da UPA também lembrou que foram implantados portões eletrônicos internos, para aumentar a segurança do servidor e os dois banheiros desativados voltaram a funcionar, completando o quadro de quatro unidades para atender aos pacientes. “Mas um dos maiores ganhos foi a duplicação de leitos na sala de PCR (Parada Cardiorrespiratória) e o Same (Serviço de Armazenamento e Material)”, destacou a gestora.       

A duplicação de leitos permite que dois pacientes em situação de risco sejam atendidos simultaneamente. Uma das enfermeiras da unidade, Patrícia Braga, explica que o Same “agiliza o atendimento de um paciente que retorna a UPA, pois facilita o acesso aos dados anteriores e adianta o atendimento”.

A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, garante que as intervenções devem ser feita nas quatro demais UPAs do Município e que novas unidades serão inauguradas este ano.

Slideshow | 6 fotos

Atendimento está ainda mais qualificado

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.