Atendimento especializado à criança com câncer

Iwwa Agência
Publicado 12/03/2010 03:03:32

A Prefeitura de Camaçari, em parceria com Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) e Fundação ABM de Pesquisas Científicas Profissional da Área Médica (Fabamed), vai capacitar 220 profissionais do Município, entre agentes comunitários, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, para atuar no atendimento ao câncer infanto-juvenil. O primeiro seminário de sensibilização aconteceu nesta sexta-feira (12/03), no auditório da Casa do Trabalho.

Além dos profissionais da saúde, o evento contou com as presenças do presidente do Gacc, Roberto Sá Meneses, do superintendente da Fabamed, José Márcio Gomes, e da especialista em Oncologia, Núbia Mendonça. A atividade debateu o câncer na infância e adolescência e ampliou o conhecimento dos profissionais da área médica, a fim de implantar um programa de diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Município.

O curso de capacitação terá início no dia 19 de março, na Cidade do Saber, e tem duração de seis dias. Após o término, os profissionais vão atuar na identificação de sintomas da doença e no tratamento.

O presidente do Gacc, Roberto Sá Meneses, explica que quanto mais cedo for identificado o câncer, maior a chance de cura e menor o custo do tratamento. “Camaçari sai na frente ao lançar um programa tão importante no tratamento do câncer em criança e adolescentes. O Gacc conta com todo apoio da Prefeitura e, no final, quem ganha é a população”.

Para a coordenadora do Centro de Oncologia do Cuidar, Luciana Jaqueline, existe uma necessidade de atenção especial ao câncer e, por conta disso, a Prefeitura, através da Sesau, vai capacitar os profissionais para prestar melhor assistência aos pacientes.

A médica Núbia Mendonça explica que o câncer pediátrico é inevitável e acontece em qualquer faixa socioeconômica. “A constatação precoce aumenta a chance de cura em mais de 70%”.

Foto:

Seminário lota o auditório da Casa do Trabalho -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.