Atendimento especializado à criança com câncer

Iwwa Agência
Publicado 12/03/2010 03:03:32

A Prefeitura de Camaçari, em parceria com Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) e Fundação ABM de Pesquisas Científicas Profissional da Área Médica (Fabamed), vai capacitar 220 profissionais do Município, entre agentes comunitários, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, para atuar no atendimento ao câncer infanto-juvenil. O primeiro seminário de sensibilização aconteceu nesta sexta-feira (12/03), no auditório da Casa do Trabalho.

Além dos profissionais da saúde, o evento contou com as presenças do presidente do Gacc, Roberto Sá Meneses, do superintendente da Fabamed, José Márcio Gomes, e da especialista em Oncologia, Núbia Mendonça. A atividade debateu o câncer na infância e adolescência e ampliou o conhecimento dos profissionais da área médica, a fim de implantar um programa de diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Município.

O curso de capacitação terá início no dia 19 de março, na Cidade do Saber, e tem duração de seis dias. Após o término, os profissionais vão atuar na identificação de sintomas da doença e no tratamento.

O presidente do Gacc, Roberto Sá Meneses, explica que quanto mais cedo for identificado o câncer, maior a chance de cura e menor o custo do tratamento. “Camaçari sai na frente ao lançar um programa tão importante no tratamento do câncer em criança e adolescentes. O Gacc conta com todo apoio da Prefeitura e, no final, quem ganha é a população”.

Para a coordenadora do Centro de Oncologia do Cuidar, Luciana Jaqueline, existe uma necessidade de atenção especial ao câncer e, por conta disso, a Prefeitura, através da Sesau, vai capacitar os profissionais para prestar melhor assistência aos pacientes.

A médica Núbia Mendonça explica que o câncer pediátrico é inevitável e acontece em qualquer faixa socioeconômica. “A constatação precoce aumenta a chance de cura em mais de 70%”.

Foto:

Seminário lota o auditório da Casa do Trabalho -

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us