Atendimento à mulher em Camaçari é destaque

Iwwa Agência
Publicado 26/07/2017 03:07:10

O serviço de assistência à mulher em situação de violência desenvolvido em Camaçari, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires – vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) – é uma importante ferramenta de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher no município e tem ganhado destaque nos últimos sete meses.

Tanto, que a TV Bahia – uma das emissoras baianas de maior audiência no Estado – que, atualmente, está, em conjunto com as afiliadas, promovendo a campanha “Sou Mulher Quero Respeito”, que pede o fim da violência contra a mulher, esteve nesta quarta-feira (26/7) no município para fazer uma reportagem especial sobre como as ações oferecidas no CRAM têm beneficiado a população local na luta pela causa.

Localizado na Rua da Ambrósia, s/n°, bairro Dois de Julho, o CRAM Yolanda Pires oferece um serviço público e gratuito de acolhimento e atendimento interdisciplinar psicológico, social e jurídico às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, dentre elas: sexual, patrimonial, moral, física e psicológica.

Entrevistada durante a reportagem, a Coordenadora de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Risco da Sedes, Bela Batista, destacou que o bom êxito nas ações de enfrentamento à violência contra a mulher no município é fruto de uma gestão comprometida realizada pela Prefeitura de Camaçari no sentido de criar políticas de proteção às mulheres, além de propiciar o fortalecimento dessas mulheres para encarar o problema da violência sofrida ou vivenciada em seu entorno.

Na ocasião da entrevista, a Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Simara Ellery, fez a abertura do Ciclo de Palestras com as Escolas, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que teve como temática “A Violência Contra a Mulher”, para os alunos do Centro Educacional Maria Quitéria. “O momento não poderia ser mais oportuno. Precisamos dar destaque às ações positivas e eficientes que a gestão do prefeito Antonio Elinaldo está promovendo em Camaçari”, pontuou a titular da pasta.

No CRAM Yolanda Pires são promovidas atividades que vão além do acolhimento, proteção a vítimas e atendimento jurídico e psicológico e social. No local, são realizadas atividades que buscam restabelecer a autoestima dessas mulheres, como cursos, palestras e oficinas de educação, bem como cursos de capacitação profissional, atividades lúdicas e de empreendedorismo.

Para dar ainda mais riqueza à entrevista, duas usuárias do CRAM Yolanda Pires deram depoimentos com o intuito de incentivar às mulheres que enfrentam a mesma situação a procurar ajuda.

CENTRO

Inaugurado em 2009, o equipamento logo se tornou uma importante ferramenta de combate à violência contra a mulher no município. Ao longo desses anos, já foram realizados aproximadamente 10 mil atendimentos. Só nos últimos sete meses, foram mais de 600 atendimentos. O perfil da maioria é de mulheres negras, na faixa etária de 30 a 35 anos, com filhos e sem fonte de renda.

O CRAM Yolanda Pires conta com uma equipe técnica multidisciplinar de atendimento psicossocial e jurídico, onde são oferecidas orientações jurídicas e acompanhamento psicológico e social.

O equipamento conta com oito salas, auditório com capacidade para 80 pessoas, área verde, estacionamento, copa e banheiros. O centro conta ainda com um espaço dispensado às crianças que acompanham suas mães em atendimento.

Quem presenciar ou vivenciar algum tipo de violência pode denunciar por meio do Disque-Denúncia 180 ou para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) 3622-7834. Dúvidas, orientações, informações ou agendamento no CRAM Yolanda Pires podem ser realizados por meio dos telefones 3627-2481. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PRINCIPAIS EIXOS DE ATUAÇÃO

Atenção – que se dá através do atendimento nas áreas social, psicológica e jurídica. As mulheres recebem atendimentos individualizados, terapêuticos, sempre visando o seu fortalecimento para o enfrentamento a violência vivida. Os atendimentos não oferecidos pelo CRAM são supridos através dos encaminhamentos a outros serviços, garantindo-se, sempre, o acompanhamento e monitoramento do percurso dessas mulheres dentro da Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência.

Prevenção – as atividades relacionadas com a prevenção são desenvolvidas na sede e orla do município visando sensibilizar a população para a importância do enfrentamento da violência contra as mulheres. O trabalho de prevenção se dá através de palestras, aulas, oficinas, cursos e seminários em escolas, grupos de mulheres, órgãos públicos, comunidades, empresas, feiras públicas, eventos comemorativos entre outros.

Articulação – O CRAM é considerado como um dos principais articuladores com a Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência.

Capacitação – O equipamento vem contribuindo, ainda, com a formação profissional das mulheres em situação de violência, por meio de curso profissionalizante que visam destacar a valorização pessoal, a informação sobre direitos e a mudança no comportamento, através de capacitações que busquem trabalhar os fundamentos básicos para fomentar o empreendedorismo e a busca pela autonomia.

Slideshow | 2 fotos

Atendimento à mulher em Camaçari é destaque

Mais Notícias

Verdes Horizontes sedia 1ª oficina de participação social do PDDU

Verdes Horizontes sedia 1ª oficina de participação social do PDDU

Nova Praça Heloíno Duarte Nazaré é entregue à população do Verdes Horizontes

Nova Praça Heloíno Duarte Nazaré é entregue à população do Verdes H...

Empossados novos conselheiros de Cultura

Empossados novos conselheiros de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us