Nesta quarta-feira (13/04), acontece no Conviver (Centro de Convivência do Idoso de Camaçari), a primeira reunião do ano da Associação Camaçariense dos Portadores de Doença Falciforme (ACAPDF), que conta com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesau) do Município.
O encontro pretende reunir cerca de 100 pessoas, entre portadores, familiares e amigos de pessoas com doença falciforme. O objetivo é definir metas de ações a serem desenvolvidas pela associação este ano.
Dentre os temas, serão discutidas questões como o passe livre e cesta básica. “É importante debatermos sobre o acesso gratuito ao transporte, uma vez que muitos pacientes abandonam o tratamento por não poderem custear os gastos com locomoção”, explicou o presidente da ACAPDF, Ademário Gomes Ribeiro.
Na oportunidade, também será feita uma análise dos serviços e atendimentos prestados pela Unifal (Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme), um dos núcleos do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde). A Unifal integra o Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme.
Ainda segundo o presidente da ACAPDF, a intenção é de que a análise da unidade seja realizada a cada dois meses.

A reunião da associação será no Conviver -