Assembléias do OP 2009 começam dia 10

Iwwa Agência
Publicado 03/03/2009 07:03:46

O Orçamento Participativo (OP) volta às atividades no dia 7 de março, às 14h, na Casa do Trabalho.

O evento marca o início de mais um ciclo de debates que serão realizados, na primeira etapa até maio, com a participação da população, Organizações Não-Governamentais (ONG), associações de moradores e representantes do governo.

O objetivo é criar uma relação direta entre a gestão pública e a comunidade. Durante os encontros, são discutidas as demandas de cada localidade para obras e serviços da administração municipal a serem realizadas no ano seguinte.

Segundo o coordenador do OP, Raimundo Diácomo, este é um importante mecanismo utilizado pelo governo para que os cidadãos possam contribuir com a administração pública decidindo, junto com a Prefeitura, como as verbas públicas serão aplicadas.

A primeira assembléia está marcada para o dia 10 de março, às 19h, na escola Denise Tavares, e vai contar com a participação dos moradores da Vila Irmã Dulce, Bomba, Gleba B, Natal, Parque Florestal, Alto da Cruz e Parque Satélite.

Na primeira etapa do Orçamento Participativo são eleitos os novos delegados e debatidos os problemas dos bairros. Os delegados são escolhidos através de voto direto das pessoas presentes nas assembléias e obedece à proporção de um delegado para cada dez participantes.

A segunda etapa, que acontece de julho a setembro, prevê a prestação de contas da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a eleição de novos conselheiros.

RESULTADOS
O Orçamento Participativo foi implantado em 2005 e reuniu mais de 30 mil pessoas. Foram eleitos mais de dois mil delegados da sede, orla e zona rural de Camaçari.

Para Raimundo Diácomo, o OP tem apresentado resultados positivos. “As reivindicações feitas pela população através das assembléias foram atendidas pelo governo, a exemplo da construção de escolas, praças, pavimentação de ruas, revitalização do Morro da Manteiga, além das obras do esgotamento sanitário”.

Atualmente, o OP é composto por 485 delegados, 120 conselheiros sendo 60 titulares e 60 suplentes, além de membros da administração.

Foto: Nelinho Oliveira

Mais de 30 mil pessoas já participaram das reuniões -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.