A grande marca do Camaforró 2016 foi a valorização e priorização dos artistas locais na festa. Isso ficou nítido durante os dois dias do evento, seja no Forródromo, Carramanchão e principalmente no palco principal, ou seja, em todos os espaços que o público pôde arrastar o pé e dançar o forró nos mais variados estilos durante o São João mais tradicional da Região Metropolitana.
Seja no Camaforró, no Festival de Cultura e Arte, Festa de Arembepe, valorizar e priorizar os artistas da terra sempre foi uma preocupação do prefeito Ademar Delgado durante a gestão. E, no Camaforró deste ano, a atenção e o respeito ficaram ainda mais evidentes. Uma prova é que no palco principal, das 11 atrações, seis foram de artistas da cidade.
Fazer um show na cidade em que vive, ter o reconhecimento pelo trabalho realizado, ver amigos e familiares na plateia, tocar em um evento grande que serve como vitrine para outras festas. Esses são alguns dos pontos positivos citados pelo cantor de Camaçari, Bimbinho O Rei da Farra, que tocou pela terceira vez no palco principal do Camaforró.
O cantor tem 16 anos de carreira e ressaltou que fica muito feliz em poder participar do Camaforró. A primeira participação foi em 2013, quando tocou no Carramanchão. Nos anos seguintes ele já foi convidado para cantar no palco principal. “O cuidado com os artistas locais têm crescido e poder ser contemplado de maneira generosa e respeitosa pela Prefeitura me deixa mais feliz e dá motivação para continuar caminhando”, contou Bimbinho.
A emoção de tocar pela primeira vez no palco principal do Camaforró tomou conta dos integrantes da banda de Camaçari formada há cinco anos, O Bando Januário, conhecida por tocar o autêntico forró pé de serra. O grupo já é veterano no evento, pois por quatro anos tocou no Carramanchão, e este ano teve a oportunidade de mostrar o trabalho com apoio mútuo dos integrantes, produção e fãs da banda.
O cantor da banda, Geovani Pinho, ressaltou a satisfação de participar do evento. “Não imaginei que fosse tão emocionante. Aqui a gente consegue ver o público, identificar o que eles mais gostam”, disse o cantor, ao ressaltar esperançoso que essa seja a primeira de muitas apresentações no palco principal da festa.
O Camaforró este ano contou com 30 atrações no total. Além dos shows, o público pode desfrutar de barracas que vendiam comidas e bebidas típicas juninas, visitar a Feira de Artesanato, assistir as apresentações de quadrilhas, e a criançada, por sua vez, aproveitou o parque de diversões.
No Espaço Camaçari, local em que ocorreu o evento, foi montada uma megaestrutura com serviços para garantir a segurança e a tranquilidade do público nos dois dias de festa.