O Seminário Fortalecendo a Economia Solidária em Minha Comunidade, que aconteceu hoje (24/02), lotou o auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo de Camaçari, e mostrou que a Economia Solidária no Município é bem articulada.
Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o evento tem como objetivo compartilhar experiências e fortalecer a economia solidária através das discussões sobre as demandas dos artesãos do Município.
Durante o encontro, os mais de 90 artesãos presentes debateram sobre microfinanças, microcrédito e finanças solidárias. Também fizeram uma analogia sobre a história da economia solidária e os princípios e práticas a serem adotadas pelos empreendedores e participantes dos fóruns.
O evento contou com representantes das três esferas: municipal, estadual e federal, além da presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, convidada para compor a mesa. Luiza se mostrou solidária a causa e completou: a felicidade começa quando se tem condições de sustentar a família.
Na seqüência, a secretária de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, afirmou que o Município fez grandes avanços, prova disso é que nos próximos dias o projeto para criação da Lei da Economia Solidária será encaminhado à Câmara. Ela lembrou ainda que entre as ações da secretaria está a realização da Conferência Metropolitana de Economia Solidária.
Para José Boa Morte, chefe da Seção de Economia Solidária, Camaçari está sensível aos problemas das comunidades e se mostra preocupado com o desenvolvimento sustentável e, por tudo isso, a Prefeitura está de parabéns. O superintendente estadual de Economia Solidária, Helbeth Lisboa, também marcou presença no encontro e fez um panorama dos avanços em todo Estado. O auditório cheio é prova de que sociedade civil e poder público trabalham juntos. E acrescenta, Camaçari está no caminho certo.
O seminário contou ainda com a articuladora de comercialização de Economia Solidária do Instituto Marista de Solidariedade, Cristina Neves, e Vasco Aguzzoli, representante da ONG Via do Trabalho. Estiveram presentes também Wellington Mendes, Lara Matos e Kátia Oliveira, todos da Superintendência de Economia Solidária do Estado.

As produções dos artesãos foram expostas no seminário -