Artesãos atestam sucesso

Iwwa Agência
Publicado 13/03/2014 06:03:23

A 14ª edição da Feira de Verão Guarajuba foi mais uma vez sucesso de público e renda para os empreendedores participantes da ação. Essa foi a avaliação feita pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, durante encerramento do evento realizado na manhã desta quinta-feira (13/03), na Casa do Trabalho.

A tradicional feira tem como objetivo organizar e incentivar a comercialização de produtos confeccionados pelos empreendedores individuais do Município, participantes da economia solidária. Nesta edição, o evento aconteceu entre os dias 20 de dezembro e 02 de março, na praça da Juventude, nas tardes de sexta, sábado e domingo.

Para o titular da pasta, o mais positivo é perceber que os profissionais estão cada vez mais articulados e emancipados para novos desafios.  “Prova disso é que os artesãos já estão esquematizando a realização de outra feira nos mesmos moldes desta, para o período da Copa do Mundo”, informou.

Ainda de acordo com o secretário, isso mostra que os trabalhos de profissionalização, através de cursos de qualificação e formalização desenvolvidos pela Prefeitura, no sentido de fomentar a emancipação do segmento, está cada vez mais surtindo efeito. “A nossa intenção é de que eles se desenvolvam e andem com as próprias pernas”, ressaltou.

A 14ª edição da Feira contou com a participação de 75 artesões, moradores do Município, que confecciona produtos através de diversas matérias-primas, a exemplo de palha, madeira, biscuit, reciclado, fuxico, tricô, pintura em telhas, garrafas e palha. A feira abriu espaço ainda para produtores rurais da agricultura familiar.

O incremento na renda é um dos fatores destacados pelo artesão Jeferson Jesus, de 30 anos. O profissional trabalha no ramo há 12 anos confeccionando material em aço cirúrgico, como brinco, colar, pulseira e pingente.  Durante o resto do ano ele trabalha como vendedor ambulante na praia de Guarajuba. Participante da feira há seis anos, ele disse que chega a vender 30% a mais do que nos outros períodos. 

A divulgação do trabalho para outras regiões é o que mais motiva Vilmara Moura, de 46 anos, a participar da feira há cinco anos, expondo trabalhos realizados em artesanato em tecido. “Durante o período da feira, a localidade é invadida por veranistas e turistas, momento propício em que levam nossas peças como suvenir e, dessa forma, divulgam e propagam o nosso trabalho”, salienta.

Durante o encerramento do evento, foi exibido slides com imagens dos expositores na feira e os participantes puderam desfrutar da confraternização com comidas, bebidas e música.

A Feira de Verão Guarajuba acontece em parceria com as secretarias dos Serviços Públicos, da Agricultura e Pesca, do Desenvolvimento do Turismo e do Desenvolvimento Social. 

 

Slideshow | 3 fotos

Artesãos atestam sucesso

Mais Notícias

Camaçari ganha marca de participante do PNPC

Camaçari ganha marca de participante do PNPC

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.