Apresentações artísticas, atividades recreativas e muita animação marcaram o último dia do projeto Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas, realizado nesta sexta-feira (09/09), na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, na praça Abrantes. A iniciativa, que contou com a participação de estudantes das escolas municipais, atraiu a atenção de várias pessoas que transitavam pelo local.
Promovido pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura), o Aprendendo e Crescendo nas Bibliotecas teve início na última segunda-feira (05), com a realização de atividades lúdicas e recreativas nas bibliotecas da sede e da orla do Município.
A programação desta sexta teve início às 9h, com a apresentação de grupos musicais e teatrais, recital de poesias, oficina de desenho, pintura no rosto, animações com palhaços e recreadores infantis, além do relançamento do livro “Camaçari em Quadrinhos”, da escritora camaçariense Sandra Parente.
Na parte da tarde, as atividades tiveram continuidade com a abertura do concurso Soletrando na Biblioteca, que tem a finalidade de promover uma divertida competição entre as escolas e estimular os jovens estudantes a aprimorarem o vocabulário.
A subsecretária da Cultura, Elisângela Sena, acompanhou as atividades do último dia e a apresentação do Grupo de Teatro Filhos do Jardim Limoeiro, parte do projeto social desenvolvido por ela na comunidade homônima. Para a subsecretária, o desenvolvimento de projetos que incentivem o hábito da leitura é muito importante, pois “contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes”.
A estudante da Escola Municipal Arthur D’Almeida Couto, Vitória Ramos, de 8 anos, participou da oficina de pintura no corpo e ficou entusiasmada com as brincadeiras. Para a copeira Elza Maria Costa, que estava acompanhada da filha Maria Francine, o estímulo à leitura deve começar desde cedo, dentro de casa. “Sempre levo minha filha para participar das atividades na biblioteca, pois quando ela começar a estudar, já estará familiarizada com este universo”, destaca.
SOLETRANDO NA BIBLIOTECA
O projeto Soletrando na Biblioteca teve início nesta sexta-feira (09/09), com o sorteio da ordem de apresentação das escolas. A competição vai reunir 27 alunos de nove escolas do Município, na faixa etária de 10 a 14 anos, que estejam cursando da 5ª à 8ª série do ensino fundamental.
O concurso será realizado durante seis sextas-feiras, na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, e vai contar com a participação das escolas municipais Anísio Teixeira, CEMC, Normal, Sônia Regina, Edgard Santos, Félix Joaquim, São Tomaz de Cantuária, Laurita e Edvaldo Boa Ventura.
No final da competição, o vencedor do projeto vai ganhar uma bicicleta, além de serem distribuídos troféus para os 1°, 2° e 3° colocados e medalhas para os 27 participantes.
09/09 – Abertura e sorteio das escolas
16/09 – 1ª Eliminatória
23/09 – 2ª Eliminatória
30/09 – 3ª Eliminatória
07/10 – Semifinal
14/10 – Final