O Arquivo Público Municipal de Camaçari (APMC) solicita aos moradores que possuem fotografias e documentos históricos da cidade que doem para o acervo do Município.
O material será disponibilizado, em breve, para consulta de estudantes e da população interessada em conhecer a história local.
O arquivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações através do telefone 3621-6888.
Criado ano passado, através da Lei 807/2007, o arquivo público é coordenado pela Secretaria da Administração (Secad) e passa por um processo de catalogação e organização do acervo. Numa segunda etapa, os documentos serão microfilmados para facilitar a consulta.
O acervo possui documentos de 1931, que constituem importante fonte de informação sobre a organização da sociedade e revelam aspectos da população de Camaçari.
Entre o material existente está uma carta de 1957 do então prefeito José Evaristo de Souza para o presidente Juscelino Kubitschek, pedindo melhorias para a cidade durante 4º Congresso Brasileiro de Municípios, em Brasília (DF).
Existe um projeto na Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) para que o Arquivo Municipal seja alocado no antigo cinema, no Centro, um local de fácil acesso. Atualmente, o APMC funciona provisoriamente no almoxarifado central da Prefeitura, na rua Tenente Fernando Tuy.

Todo material está sendo catalogado por técnicos da Secad -