O Arquivo Público Municipal de Camaçari (APMC) obteve uma conquista importante. O órgão foi registrado no Cadastro de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, que faz parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Isso significa que, a partir de agora, o APMC é reconhecido nacionalmente.
O Arquivo Municipal vai adotar as regras da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), que estabelece no Brasil, diretrizes para a descrição de documentos, compatíveis com as internacionais. Com a padronização dos sistemas de arquivos, o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional ficam ainda mais facilitados.
Criado em 2007, através da Lei 807/2007, o Arquivo Público é coordenado pela Secretaria da Administração (Secad) e passa por um processo de catalogação e organização do acervo.
Atualmente, muitos estudantes e pesquisadores de Camaçari e cidades vizinhas têm visitado o local para pesquisar a história do Município.
O acervo possui documentos de 1931, que constituem importante fonte de informação sobre a organização da sociedade e revelam aspectos da população de Camaçari. Além dos dados históricos, o APMC cuida da gestão de documentos da administração municipal.
Existe um projeto na Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) para que o arquivo municipal seja alocado no antigo cinema, no Centro, local de fácil acesso.
O APMC funciona provisoriamente no almoxarifado central da Prefeitura, na rua Tenente Fernando Tuy, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações através do telefone 3621-6888.