Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

ASCOM
Publicado 24/09/2021 02:09:17

Arembepe foi a primeira localidade a receber Grupos de Trabalho (GTs) para construção do Plano Municipal de Cultura. A atividade aconteceu nesta quinta (23/9) e sexta-feira (24/9), no Barracão Cultural, localizado na praça Isaac Marambaia, e reuniu artistas, militantes e produtores culturais.

O coordenador da Comissão de Elaboração do Plano Municipal, Ismael Bernardo, conduziu a ação e explicou que o foco principal do encontro é ouvir as sugestões da sociedade civil, principalmente dos agentes culturais, para a construção do documento. “Ainda aproveitamos e abordamos assuntos relacionados a editais de cultura, projetos culturais, prestações de contas e o Mapa Cultural”, afirmou.

Para a artesã Jaciara de Jesus, moradora do assentamento Pau Brasil, em Coqueiro de Arembepe, além de poder contribuir com o Plano Municipal de Cultura, a iniciativa agrega conhecimento para os artistas. “Dá oportunidade para que a pessoa saiba como mostrar seu trabalho e ainda torná-lo produto de venda”. O produtor musical José Reis também aprovou a realização do GT. “Vai trazer melhorias para nós, da área da cultura, e aqui podemos nos informar e tirar dúvidas”, destacou.

Representante do segmento de Produção Cultural do Conselho Municipal de Cultura, Rafael Gonzaga pontua que a atividade auxiliou os artistas que não têm acesso a referências sobre editais e projetos culturais e possibilita a construção coletiva do plano. “É muito importante que as propostas da sociedade civil estejam sendo ouvidas para que o documento seja uma construção conjunta”.

A Secretaria da Cultura (Secult) planeja promover 14 reuniões temáticas, abrangendo todos os segmentos culturais, na sede, costa e zona rural até o mês de dezembro, de forma que até fevereiro de 2022, seja elaborado o anteprojeto do Plano Municipal de Cultura e assim, transformado em Projeto de Lei, seja votado na Câmara de Vereadores em março de 2022.

O documento terá validade de 10 anos e tem como objetivo fundamentar, regulamentar e orientar as ações culturais, garantindo a implementação de políticas públicas para o segmento no município, independente às gestões. As contribuições para construção do plano também podem ser enviadas através de formulário disponibilizado no portal da Secult (htttp://secult.camacari.ba.gov.br).

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.