Tradição na Bahia, a festa de Iemanjá também é comemorada em Camaçari. Em Arembepe, as homenagens à rainha do mar são realizadas há mais de 100 anos e nesta quinta-feira (02/02) começaram antes mesmo do sol raiar, com uma alvorada realizada às 4h. Duas horas depois, mais de 500 pessoas participaram do cortejo e do ritual de entrega das oferendas.
Animado por uma banda de sopro, o cortejo saiu da casa de Lindaura Souza, que organiza a festa há 40 anos, e seguiu em direção à Igreja de Arembepe, onde houve uma apresentação de samba de roda antes de descerem à praia para iniciar o ritual religioso.
As oferendas foram entregues em seis grandes embarcações que se afastaram cinco milhas náuticas da costa para depositar os balaios à rainha do mar. Preocupados com o meio ambiente, os devotos enviaram apenas flores, “uma mostra do processo de conscientização do povo, que tem evitado lançar perfumes e materiais plásticos no mar”, observou o prefeito Caetano, que sempre participa do ato religioso e cultural.
Também presente no evento, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, ressaltou a força do evento que “mantém viva a cultura do povo baiano, manifestado na fé e na alegria das pessoas”, frisou.
O cortejo também foi acompanhado pelos deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Valter Lima, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, e do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, além dos vereadores José Marcelino (PT), Dílson Magalhães (PSC) e Margarida Galvão (PT).