Arembepe homenageia Iemanjá

Iwwa Agência
Publicado 02/02/2012 01:02:58

Tradição na Bahia, a festa de Iemanjá também é comemorada em Camaçari. Em Arembepe, as homenagens à rainha do mar são realizadas há mais de 100 anos e nesta quinta-feira (02/02) começaram antes mesmo do sol raiar, com uma alvorada realizada às 4h. Duas horas depois, mais de 500 pessoas participaram do cortejo e do ritual de entrega das oferendas.

Animado por uma banda de sopro, o cortejo saiu da casa de Lindaura Souza, que organiza a festa há 40 anos, e seguiu em direção à Igreja de Arembepe, onde houve uma apresentação de samba de roda antes de descerem à praia para iniciar o ritual religioso.

As oferendas foram entregues em seis grandes embarcações que se afastaram cinco milhas náuticas da costa para depositar os balaios à rainha do mar. Preocupados com o meio ambiente, os devotos enviaram apenas flores, “uma mostra do processo de conscientização do povo, que tem evitado lançar perfumes e materiais plásticos no mar”, observou o prefeito Caetano, que sempre participa do ato religioso e cultural.

Também presente no evento, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, ressaltou a força do evento que “mantém viva a cultura do povo baiano, manifestado na fé e na alegria das pessoas”, frisou.

O cortejo também foi acompanhado pelos deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Valter Lima, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, e do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, além dos vereadores José Marcelino (PT), Dílson Magalhães (PSC) e Margarida Galvão (PT).

Slideshow | 7 fotos

Arembepe homenageia Iemanjá

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.