Arembepe e Itacimirim comemoram a data

Iwwa Agência
Publicado 01/02/2011 04:02:26

A tradicional festa de Iemanjá, comemorada no dia 2 de fevereiro, também será festejada nas praias de Arembepe e Itacimirim, na orla de Camaçari. As homenagens para a rainha do mar começam às 4h da manhã, com a alvorada de fogos, e prossegue com o depósito das oferendas nos balaios, que serão levados pelas embarcações e atirados ao mar.

Cerca de 500 pessoas vão acompanhar o ritual religioso, que reúne moradores, turistas e autoridades políticas do Município. Bandas de sopro e samba de roda animam os participantes.

Em Arembepe, a prática do ritual ocorre há mais de 100 anos. Um cortejo com 10 embarcações leva para alto mar os balaios carregados de pedidos e presentes, como pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores e jóias. A montagem dos balaios começa na noite de terça-feira (1º) e a procissão marítima está prevista para começar quarta (02/02), a partir das 6h. A procissão sai do porto de Arembepe e avança cinco milhas da praia para entregar os presentes para Iemanjá. 

Não tão tradicional como a festa de Arembepe, a homenagem em Itacimirim entra na quarta edição. Realizada pelo pescador Gerson Mascarenhas, a festa, que conta com o apoio da Prefeitura, já esta consolidada. A montagem dos balaios será feita na quarta (02/02), na Praia da Espera, a partir das 10h. Participam Movimentos Afro.  

De acordo com Gerson Mascarenhas, este ano será feita uma campanha educativa e de prevenção ambiental durante as homenagens à Iemanjá para que as pessoas não depositem materiais plásticos nos balaios, no intuito de não poluir o mar. “O ideal é que as pessoas não coloquem espelhos, pentes ou bonecas plásticas nas oferendas”, esclarece.

Segundo Ajáx Tavares, presidente da Colônia de Pescadores Z-14, em Arembepe, os povos do mar mantêm a tradição e a parceria com a entidade porque acreditam que é benéfico para o trabalho e melhora o desempenho no mar. “Deve-se respeitar, independente da própria crença, pois é uma relação cultural e ancestral”, defendeu.

De acordo com o coordenador municipal de eventos, Bira Chinelle, a festa de Iemanjá faz parte do calendário de eventos da Prefeitura e representa um momento importante, pois “resgata a cultura popular, mostra a alegria de um povo que respeita todas as crenças, além de movimentar a economia da região, gerando inúmeros empregos informais”.   

Foto: Nelinho Oliveira

Procissão da festa de Iemanjá em Arembepe sai às 6h -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.