Apresentações finalizam nesta quarta

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2011 02:05:07

A 4ª edição do projeto Conexão Cultural 2011 Tigre/ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen) levou alegria e diversão à comunidade de Arembepe. Há três dias, o palco móvel do projeto está armado na Praça dos Coqueiros, onde são realizadas apresentações de teatro e cinema para alunos de rede municipal de ensino, comunidade local e turistas.

Nesta quarta-feira (04/05), alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Lídia Coelho Pinto foram contemplados com as apresentações. Para a coordenadora da escola, Renata Loureiro, a iniciativa é muito válida, pois incentivar a cultura possibilita debates em sala de aula.

No final de cada apresentação foram distribuídos brindes para os espectadores. A aluna da 5ª série, Kathelen Bastos, revelou que ações como essas contribuem muito para a socialização entre os colegas.

O projeto, que tem como objetivo levar arte, cultura e entretenimento às localidades mais distantes, através da inclusão social, é realizado pela quarta vez no Município. Nas edições anteriores, o Conexão Cultural Tigre contemplou os moradores da sede de Camaçari e das localidades de Monte Gordo e Machadinho.

Armando Appel, idealizador e coordenador do projeto, destaca que o aspecto social é a parte mais importante da ação. Segundo ele, o Conexão Cultural é uma oportunidade do contato direto das pessoas com a diversidade cultural brasileira, de forma livre e gratuita.

Nos três dias em que o palco móvel esteve em Camaçari (dias 2, 3 e 4/05), foram exibidos 13 espetáculos de três grupos teatrais diferentes, entre eles a Cia. Caldo de Cana, composta por artistas locais. O grupo apresentou a peça Faniquito, em busca do Aedes, o mosquito, um musical que conta a saga de Faniquito, que tenta acabar com o vírus da Dengue.

A população também teve oportunidade de assistir a peça Bom Apetite, da Cia. Pé de Vento, de Florianópolis, e Precisa-se de um Mané, do Grupo La Cascata, de São José dos Campos.

À noite, nos dois últimos dias, houve exibição de filmes escolhidos pelo público, como Chico Xavier, O Bem Amado, Castelo Rá-Tim-Bum e Menino da Porteira.

O projeto retorna ao Município no mês de agosto, desta vez com sessões de cinema apresentadas no cine-móvel. Em Camaçari, o projeto tem o apoio da Secult (Secretaria da Cultura) e da Seduc (Secretaria da Educação).  

 PROJETO

Idealizado pelo ICRH e patrocinado pela empresa multinacional brasileira Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto, que acontece desde 2008, leva gratuitamente, arte e cultura às comunidades onde o teatro e o cinema são muitas vezes inacessíveis.

Este ano o roteiro do Conexão Cultural 2011 já passou pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e, após a Bahia, irá para Alagoas e Pernambuco. Ao todo, serão visitadas 15 cidades de sete estados, durante dois meses.

Slideshow | 5 fotos

Apresentações finalizam nesta quarta

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.