Apresentações finalizam nesta quarta

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2011 02:05:07

A 4ª edição do projeto Conexão Cultural 2011 Tigre/ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen) levou alegria e diversão à comunidade de Arembepe. Há três dias, o palco móvel do projeto está armado na Praça dos Coqueiros, onde são realizadas apresentações de teatro e cinema para alunos de rede municipal de ensino, comunidade local e turistas.

Nesta quarta-feira (04/05), alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Lídia Coelho Pinto foram contemplados com as apresentações. Para a coordenadora da escola, Renata Loureiro, a iniciativa é muito válida, pois incentivar a cultura possibilita debates em sala de aula.

No final de cada apresentação foram distribuídos brindes para os espectadores. A aluna da 5ª série, Kathelen Bastos, revelou que ações como essas contribuem muito para a socialização entre os colegas.

O projeto, que tem como objetivo levar arte, cultura e entretenimento às localidades mais distantes, através da inclusão social, é realizado pela quarta vez no Município. Nas edições anteriores, o Conexão Cultural Tigre contemplou os moradores da sede de Camaçari e das localidades de Monte Gordo e Machadinho.

Armando Appel, idealizador e coordenador do projeto, destaca que o aspecto social é a parte mais importante da ação. Segundo ele, o Conexão Cultural é uma oportunidade do contato direto das pessoas com a diversidade cultural brasileira, de forma livre e gratuita.

Nos três dias em que o palco móvel esteve em Camaçari (dias 2, 3 e 4/05), foram exibidos 13 espetáculos de três grupos teatrais diferentes, entre eles a Cia. Caldo de Cana, composta por artistas locais. O grupo apresentou a peça Faniquito, em busca do Aedes, o mosquito, um musical que conta a saga de Faniquito, que tenta acabar com o vírus da Dengue.

A população também teve oportunidade de assistir a peça Bom Apetite, da Cia. Pé de Vento, de Florianópolis, e Precisa-se de um Mané, do Grupo La Cascata, de São José dos Campos.

À noite, nos dois últimos dias, houve exibição de filmes escolhidos pelo público, como Chico Xavier, O Bem Amado, Castelo Rá-Tim-Bum e Menino da Porteira.

O projeto retorna ao Município no mês de agosto, desta vez com sessões de cinema apresentadas no cine-móvel. Em Camaçari, o projeto tem o apoio da Secult (Secretaria da Cultura) e da Seduc (Secretaria da Educação).  

 PROJETO

Idealizado pelo ICRH e patrocinado pela empresa multinacional brasileira Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto, que acontece desde 2008, leva gratuitamente, arte e cultura às comunidades onde o teatro e o cinema são muitas vezes inacessíveis.

Este ano o roteiro do Conexão Cultural 2011 já passou pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e, após a Bahia, irá para Alagoas e Pernambuco. Ao todo, serão visitadas 15 cidades de sete estados, durante dois meses.

Slideshow | 5 fotos

Apresentações finalizam nesta quarta

Mais Notícias

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.