A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência encerrou nesta sexta-feira (24/08) com atividades na sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Camaçari, através da Seduc (Secretaria da Educação).
Com o tema Em busca da Igualdade. Estamos aqui!, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência foi encerrada com apresentações culturais, como canto, roda de samba, capoeira e apresentações de ginástica rítmica, realizadas pelos alunos da APAE, da Associação Pestalozzi e do Grupo de Capoeira Inclusiva, da Cidade do Saber, além dos idosos do Espaço Conviver (Centro de Convivência do Idoso).
Para Maria Olga Costa, 65 anos, integrante do Conviver, foi muito prazeroso participar das comemorações da Apae. Ela observou que o evento representa uma boa oportunidade para socializar ainda mais as crianças com deficiência.
Valdir Alves, aluno da Apae, também aproveitou e aprovou as atividades desenvolvidas durante a semana, que promoveram mais uma opção de lazer, cidadania e inclusão social. Ele aproveitou ainda para frisar que as pessoas com deficiência são capazes de desenvolver qualquer tipo de atividade.
Fundada em 1989, a Apae de Camaçari atende 230 pessoas com idade entre 5 e 18 anos, portadoras de deficiência intelectual, auditiva, múltipla e de Síndrome de Down.
No local, as pessoas participam de atividades socioeducativas, aulas de capoeira, dança, basquete, handebol, atletismo e oficina de artesanato. Para isso, a entidade conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por professores, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, coordenador pedagógico, assistente administrativo, merendeiras e vigilantes.