Apicultores ganham concurso da EBDA

Iwwa Agência
Publicado 06/12/2012 12:12:17

O casal José Hildo Piol e Maria de Fátima Zancheta conquistou os primeiros lugares no Concurso do Mel, realizado durante a Fenagro (Feira Nacional de Agropecuária), realizada no último final de semana no Parque de Exposições de Salvador.

Moradores de Cajazeiras de Abrantes, na orla de Camaçari, o casal de apicultores tem um pequeno criadouro de abelhas melípona (sem ferrão), mais conhecidas como Uruçu. “Temos uma produção pequena e geralmente vendemos para amigos e conhecidos”, disse Maria de Fátima.

Durante o concurso, o casal apresentou duas amostras do mel do criadouro. Uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas da EBDA analisou o sabor, o odor e a cor dos produtos, entre outros aspectos.

Esta foi a primeira vez que os produtores participaram de uma competição para avaliar o mel que produzem. “Sempre testamos a qualidade, mas nunca havíamos participado de concursos. Ficamos muito felizes com o resultado”, destaca Maria de Fátima.

As abelhas são prioridades do casal, que tira das colmeias apenas a quantidade encomendada por clientes sem comprometer a sobrevivência das espécies.

O Concurso do Mel também premiou outros dois apicultores de Camaçari, Edenilson da Silva Circuncisão e Francisco Antônio de Souza, com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.

Realizado pela Secretaria da Agricultura do Estado, através da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), o concurso tem a proposta de estimular apicultores e meliponicultores do Estado a produzirem mel e pólen com qualidade.

 

Slideshow | 3 fotos

Apicultores ganham concurso da EBDA

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.