Apae Camaçari realiza Semana do Excepcional

Iwwa Agência
Publicado 14/08/2009 03:08:37

A inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino regular e o encaminhamento ao mercado de trabalho são algumas das conquistas a serem comemoradas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Camaçari.

Até sexta-feira, a entidade realiza a 20ª Semana do Excepcional. O encontro traz para o Município a discussão sobre os direitos dos portadores de necessidades especiais e a luta pela ocupação de espaço na sociedade. Com o tema Acessibilidade, o evento faz parte da programação da Semana Nacional, realizada pela Federação das Apae´s do Brasil.

A abertura da semana municipal aconteceu domingo (23/08) na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, com uma mostra de capoeira formada por alunos da Associação e de outros grupos da cidade.

Nesta segunda-feira, estudantes de escolas municipais de Camaçari participam das oficinas de pipa, dança indiana, capoeira, dobradura e dança contemporânea, na sede da Apae.

Os alunos da entidade fazem um passeio no Clube da Caixa, no dia 26. A visita é feita das 9h às 15h.

A comemoração da Semana do Excepcional de Camaçari finaliza com o desfile de alunos da rede regular de ensino, que às 9h saem da Associação em direção a praça Desembargador Montenegro.

Nos dias 25 e 27 não há atividade externa porque a Associação fará planejamento interno para a Semana. O evento é uma realização da Apae, em parceria com a Prefeitura, Associação Caixa e iniciativa privada.

À frente da Apae há 20 anos, Adalgisa Maria Leitão Gomes, comemora os benefícios conquistados para os portadores de necessidades especiais. “Depois de muito trabalho, percebe-se que a sociedade valoriza a entidade e aceita o deficiente. Recentemente foi firmada uma parceria com uma instituição de ensino superior e hoje temos um psicólogo atendendo alunos e familiares”, diz.

A Prefeitura contribui de forma intensa para garantia dos trabalhos prestados pela Apae. Através de convênio de cooperação técnica, é fornecida merenda escolar, pagamento da equipe interdisciplinar que atende os beneficiados e material de limpeza.

Ano passado, depois de uma ampla reforma, a Associação ganhou mobiliário novo, sala de vídeo, brinquedoteca, laboratório de informática, pintura, novo piso, além de revisão na rede elétrica e hidráulica.

APAE
A Apae de Camaçari foi fundada no dia 18 de outubro de 1989. Atualmente, atende 230 pessoas, com idade entre 5 e 18 anos, portadoras de deficiência intelectual, auditiva e múltipla. Ainda são contemplados moradores de Simões Filho.

Os beneficiados participam de atividades sócio-educativas e aulas de capoeira, dança, basquete, handebol, tênis de mesa, capoeira, atletismo e oficina de artesanato.

A equipe multidisciplinar que compõe a Associação é formada por professor, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, psicanalista, coordenador pedagógico, assistente administrativo, merendeira, vigilantes, mais estagiários de psicologia e serviço social.

No intuito de preparar a rede de ensino para o atendimento aos portadores de necessidades especiais, a Apae capacita professores. Até então, já foram 50 docentes beneficiados.

As escolas que atualmente recebem alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais são Clube de Mães, Reitor Edgard Santos, Laurita Ribeiro de Souza, Monteiro Lobato, Escola Normal de Camaçari e Assembléia de Deus.

A Apae funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Está localizada na rua Santa Rosa n º 2, Camaçari de Dentro.

Foto: 0

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us