Anúncio de obras marca inauguração de USF

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2010 12:06:20

Durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Ponto Certo, o prefeito Luiz Carlos Caetano anunciou algumas novidades para o Município.

No próximo dia 10, o governo federal vai abrir o edital de licitação para a retirada da linha férrea do centro da cidade e no dia 11, acontece a entrega, em Brasília, do projeto para a recuperação do rio Camaçari.

Na cerimônia de entrega da unidade, realizada segunda-feira (31/05), Luiz Caetano assinou a Ordem de Serviço para a retomada das obras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro do Ponto Certo, e autorizou a construção de uma praça no local, além de ter anunciado a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Gleba A, em parceria com o governo do Estado.

O prefeito falou também da importância de entregar a unidade de saúde do bairro Ponto Certo, antigo anseio da população. Caetano ainda destacou a preocupação da Prefeitura com a saúde no Município e pediu aos profissionais que cuidem bem da população, sejam gentis e atenciosos com as pessoas.

Em 2005, quando o prefeito Luiz Caetano assumiu o governo, o Município possuía apenas 23% de cobertura da saúde da família para uma população de 170 mil habitantes. Até o final deste ano, o índice deve atingir 70% e referenciar uma população de aproximadamente 240 mil pessoas. O avanço mostra que a saúde é um dos pilares da atual administração.

Para o presidente da Associação de Moradores do Ponto Certo, Paulo César Silva, a unidade é a realização de um sonho, pois os gestores passados jamais entregaram um equipamento tão importante para a comunidade. Agora, as famílias poderão realizar o tratamento no bairro, evitando gastos com transportes para se deslocar para outros locais.

De acordo com o secretário da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, a USF foi construída com recursos da Prefeitura e vai atender cerca de 8 mil pessoas, com duas equipes. Ainda este ano, serão entregues as USF’s do bairro Parque das Mangabas e da localidade de Buris de Abrantes, e iniciadas as obras de construção das unidades de Pé de Areias e Cachoeirinha.

A USF do Ponto Certo é a quarta a ser inaugurada este ano. Ainda segundo Camilo Pinto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nova Aliança será entregue à população em dois meses.

A coordenadora da USF, Lídia Maria Pereira, disse estar muito orgulhosa e feliz por coordenar a unidade, uma das pioneiras na implantação da Saúde da Família no Município. Ela lembrou que as unidades de saúde funcionavam em casas pequenas e alugadas e, hoje, a Prefeitura constrói as unidades.

A USF do Ponto Certo conta com duas placas em homenagem a pessoas importantes do Município. Uma homenageia o ex-delegado titular da 18ª Delegacia, Clayton Leão, morto na semana passada, e a outra é para Edith da Silva, uma das primeiras parteiras de Camaçari.

Na unidade, que está interligada ao programa Siga Saúde, a população realiza marcação de consultas e exames solicitados pelos médicos da USF.

Após a entrega da USF, o prefeito Caetano seguiu para a inauguração da clínica Otorrino Camaçari, a primeira da cidade especializada no tratamento das doenças do ouvido, garganta e nariz, localizada na avenida Eixo Urbano Central.

PRESENÇAS
Estiveram presentes na inauguração da USF do Ponto Certo, os secretários da Administração (Secad), Ademar Delgado, de Relações Institucionais, Ademar Lopes (Serin), da Habitação (Sehab), Djalma Machado, da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), Aurenita Castillo, do Esporte e Lazer (Sedel), Raimundo Blumetti, da Infraestrutura (Seinfra), Everaldo Siqueira, e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes.

Também marcaram presenças o diretor da Limpec, Domingos Barbosa, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, e a presidente da Câmara Municipal, Luiza Maia (PT).

Foto: Agnaldo Silva

Entrega da USF atende reivindicação da comunidade -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.