Ano letivo de 2011 inicia com novidades

Iwwa Agência
Publicado 17/09/2010 02:09:19

O ano letivo de 2011 inicia com novidades. Alguns alunos das escolas públicas municipais vão ganhar nova farda, tênis e a Mochila Amiga.

A garantia foi dada pelo prefeito Luiz Caetano quinta-feira (16/09), na Cidade do Saber, durante uma audiência pública para apresentação do Bolsa Família. Técnicos e secretários estaduais e municipais prestaram esclarecimentos sobre a gestão e a execução do programa na cidade.

Luiz Caetano destacou o avanço do Bolsa Família em Camaçari. “Em 2005, quando assumi o governo, o Município só tinha 2000 beneficiários e hoje estamos com cerca de 20 mil pessoas assistidas”, informou o prefeito.

Além da melhoria na qualidade de vida da população carente, o programa representa também o fortalecimento do comércio local, segundo Luiz Caetano, que destacou ainda os avanços nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Na ocasião, o coordenador do Bolsa Família na Bahia, Márcio Pinho, falou da expansão do programa em Camaçari. Já a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, comentou que o Bolsa Família, em alguns casos, é a única fonte de renda do beneficiário.

“Cerca de R$ 2 milhões são destinados para as famílias carentes. Esse dinheiro, gasto no comércio local, aquece ainda mais a economia do Município”, explica.

Para o secretario municipal da Saúde, Camilo Pinto, o Bolsa Família não é apenas um simples repasse de recursos. “Para receber o benefício é necessário um comprometimento dos pais ou responsáveis com a saúde e educação do menor”.

De acordo com a sub-secretária da Educação de Camaçari, Graça Guimarães, um dos principais critérios para participar do programa é a freqüência escolar dos beneficiados. “O governo federal exige pelo menos 85% de presença na sala de aula”, acrescenta.

Em caso de faltas são aplicadas algumas penalidades, que vão desde advertência aos pais ou responsáveis, suspensão temporária do benefício por 30 e 60 dias ou cancelamento definitivo do programa.

O requerimento da secção especial sobre o Bolsa Família foi apresentado pelos vereadores Marcelino Filho e Téo Ribeiro, ambos do PT.

BOLSA FAMÍLIA ITINERANTE

Durante o evento, a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) montou uma equipe com mais de 20 profissionais para prestar atendimentos à população relacionados ao Bolsa Família.

Foram realizados novos cadastramentos, recadastramento, verificação de peso para gestantes e crianças com até 7 anos, além de inscrição para o programa Próximo Passo, que possibilita a qualificação profissional.

O Próximo Passo é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a proposta de permitir aos beneficiários do Bolsa Família uma outra alternativa de renda.

Slideshow | 2 fotos

Ano letivo de 2011 inicia com novidades

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de janeiro de 2022

Crianças quilombolas de 5 a 11 anos são vacinadas contra Covid-19

Crianças quilombolas de 5 a 11 anos são vacinadas contra Covid-19

Camaçari inicia vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência e retoma aplicação em adultos e adolescentes

Camaçari inicia vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 a...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.