Ano letivo de 2011 inicia com novidades

Iwwa Agência
Publicado 17/09/2010 02:09:19

O ano letivo de 2011 inicia com novidades. Alguns alunos das escolas públicas municipais vão ganhar nova farda, tênis e a Mochila Amiga.

A garantia foi dada pelo prefeito Luiz Caetano quinta-feira (16/09), na Cidade do Saber, durante uma audiência pública para apresentação do Bolsa Família. Técnicos e secretários estaduais e municipais prestaram esclarecimentos sobre a gestão e a execução do programa na cidade.

Luiz Caetano destacou o avanço do Bolsa Família em Camaçari. “Em 2005, quando assumi o governo, o Município só tinha 2000 beneficiários e hoje estamos com cerca de 20 mil pessoas assistidas”, informou o prefeito.

Além da melhoria na qualidade de vida da população carente, o programa representa também o fortalecimento do comércio local, segundo Luiz Caetano, que destacou ainda os avanços nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Na ocasião, o coordenador do Bolsa Família na Bahia, Márcio Pinho, falou da expansão do programa em Camaçari. Já a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, comentou que o Bolsa Família, em alguns casos, é a única fonte de renda do beneficiário.

“Cerca de R$ 2 milhões são destinados para as famílias carentes. Esse dinheiro, gasto no comércio local, aquece ainda mais a economia do Município”, explica.

Para o secretario municipal da Saúde, Camilo Pinto, o Bolsa Família não é apenas um simples repasse de recursos. “Para receber o benefício é necessário um comprometimento dos pais ou responsáveis com a saúde e educação do menor”.

De acordo com a sub-secretária da Educação de Camaçari, Graça Guimarães, um dos principais critérios para participar do programa é a freqüência escolar dos beneficiados. “O governo federal exige pelo menos 85% de presença na sala de aula”, acrescenta.

Em caso de faltas são aplicadas algumas penalidades, que vão desde advertência aos pais ou responsáveis, suspensão temporária do benefício por 30 e 60 dias ou cancelamento definitivo do programa.

O requerimento da secção especial sobre o Bolsa Família foi apresentado pelos vereadores Marcelino Filho e Téo Ribeiro, ambos do PT.

BOLSA FAMÍLIA ITINERANTE

Durante o evento, a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) montou uma equipe com mais de 20 profissionais para prestar atendimentos à população relacionados ao Bolsa Família.

Foram realizados novos cadastramentos, recadastramento, verificação de peso para gestantes e crianças com até 7 anos, além de inscrição para o programa Próximo Passo, que possibilita a qualificação profissional.

O Próximo Passo é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a proposta de permitir aos beneficiários do Bolsa Família uma outra alternativa de renda.

Slideshow | 2 fotos

Ano letivo de 2011 inicia com novidades

Mais Notícias

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela prefeitura

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela pref...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.