Anísio Teixeira amplia ensino de qualidade

Iwwa Agência
Publicado 26/10/2009 11:10:31

Pisar no pátio do Centro Educacional Anísio Teixeira remonta diversas histórias. São sonhos de alunos, professores, diretores e comunidade, ansiosos por uma escola mais moderna e bem equipada.

Depois de construída, a unidade de ensino virou cenário para concretização de muitos projetos, idealizados coletivamente ao longo de diversos anos.

A cerimônia de entrega aconteceu na tarde de sexta-feira (23/10), com a presença de autoridades e populares. A animação ficou por conta da Filarmônica 28 de Setembro, Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e do coral de alunos da escola.

As aulas começam segunda-feira (26/11) e vão beneficiar cerca de 1.500 estudantes, da educação infantil a 8º série, nos três turnos. Luís Henrique da Silva Pinto, 17 anos, se emociona ao dizer que a escola vai estimular ainda mais o aprendizado.

“Se eu não morasse em Camaçari com certeza não poderia estudar numa escola como essa. É um prazer estar aqui todos os dias. Aprender vai ser bem melhor”, diz. O aluno da 8ª série já anuncia que vai aprimorar os conhecimentos de informática e fazer questão de utilizar o espaço do anfiteatro.

Segundo a professora Deusa de Carvalho, o Centro é uma revolução na educação de Camaçari. “A Prefeitura inovou primeiramente em construir a Cidade do Saber. Agora inova ao entregar à comunidade, o Centro Educacional Anísio Teixeira”.

“Me orgulho em estar vivo para poder apreciar a nova escola, uma antiga solicitação da comunidade”, diz o presidente da associação de moradores da Gleba E, José Antônio Melo.

O secretário da Educação (Seduc), Valter Lima, convocou a comunidade para contribuir com a conservação da unidade e informou que a antiga Escola Anísio Teixeira será uma instituição estadual voltada para o segundo grau.

O prefeito Luiz Caetano lembrou que a melhoria na iluminação do acesso ao colégio garante mais tranquilidade para a comunidade escolar. “Quando se constrói um equipamento como esse, a vida da população muda completamente. Ela fica mais orgulhosa e feliz. Vejo o resultado desses investimentos no desfile de aniversário da cidade, quando os alunos fazem questão de mostrar na rua, o que aprendem em sala de aula”, finaliza.

ESTRUTURA
O Centro Educacional Anísio Teixeira foi construído em uma área de 5.180 metros quadrados. São 16 salas de aula, auditório para 104 alunos, anfiteatro, ginásio coberto, estacionamento, biblioteca, sala de informática, enfermaria, grêmio, depósito para material esportivo, vestiário masculino, feminino e para cadeirantes, acesso para deficientes e área coberta.

O Anísio Teixeira vai continuar funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, com o ensino fundamental e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Na unidade, ainda funcionará o CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil), voltado para crianças de três a cinco anos.

O equipamento dispõe de parque infantil, quatro salas para pré-escolar, brinquedoteca, sala de repouso, lactário, biblioteca, cozinha, depósito, área verde para horta, posto médico, salas para professores, secretaria e diretoria, além de guarita e almoxarifado.

Slideshow | 5 fotos

Anísio Teixeira amplia ensino de qualidade

Mais Notícias

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª dose da AstraZeneca reduz para 2 meses

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª do...

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta (3/12)

Horto Florestal Linaldo da Silva reabre para visitação nesta sexta ...

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Secult reabre projeto Kit Cultura Popular

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.