O Programa de Arborização Urbana de Camaçari vai, neste domingo (03/08), ao Parque Satélite para plantar árvores frutíferas, da flora nativa, da mata atlântica e exóticas. A intenção do projeto é recuperar o chamado Anel Florestal, que agrega regiões dos bairros Parque Florestal, Parque Satélite e Mangueiral.
A iniciativa envolve as comunidades, que participam ativamente do plantio das árvores, formando bosques. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, a ação beneficia os moradores da região, que usufruem da produção frutífera e de outras espécies como o bambu, usado para fabricação de móveis e artesanato, gerando emprego e renda.
No dia 20 de julho, 1.500 mudas foram plantadas no trecho do Anel Florestal localizado no Parque Florestal. O nome dos bosques foi dado pelas próprias comunidades, a exemplo dos bosques das Mangueiras, dos Pinheiros, do Baba da Saúde, da Alegria, dos Cajueiros e da Gameleira.
Mudas de Camaçari, Aroeira, Sibipiruna, Gameleira, Oiti, espécies da Mata Atlântica, as frutíferas Cajazeira, Mangueira, Cajueiro e Pitanga, além de duas espécies de Bambu e Dendezeiros fazem parte do conjunto plantado. O próximo bairro a receber o plantio dos bosques será o Mangueiral.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Gestão (Seplan), através da Coordenação de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias do Fomento à Agricultura e Pesca (Seap) e de Assistência Social (Seas), Defesa Civil, Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (INCECC) e Cetrel.

Área ganhou cerca de 1.500 novas mudas de árvores -