A experiência de sucesso na implantação dos serviços de Atenção Básica, em Camaçari, foi campo de pesquisa para quatro mestrandos do Programa em Saúde Global da Universidade de Nova York. A visita do grupo começou nesta quinta-feira (18/03), na Secretaria da Saúde (Sesau).
À tarde, os estudantes conhecem a estrutura e funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) do Phoc 3 e do distrito de Parafuso. O objetivo é avaliar o impacto da USF nas internações hospitalares, em menores de cinco anos. As três causas mais comuns de internação, segundo a pesquisa, são gastroenterite, asma e pneumonia bacteriana.
Toda catalogação de dados leva em consideração as condições sensíveis à atenção básica (situação sócio-econômica da população ou fatores que contribuam para propagação de doenças). Os americanos questionaram temas como, recursos dos PSF´s para crianças menores de cinco anos, maneiras que as famílias do município obtêm informações sobre atenção básica e as três causas mais comuns de internações.
O que o Brasil está implantando em termo de atenção básica é muito difícil de fazer. A estrutura da equipe de Camaçari é boa e a concepção dos PSF e Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) é excelente, afirmam, em consenso, os estudantes.
Segundo adiretora municipal da atenção básica, Zulmira Guimarães, o PSF garante a promoção à saúde e prevenção às doenças. O gestor que investe na saúde preventiva reduz as internações por condições sensíveis à atenção básica, diz.
Para Zulmira Guimarães, a vinda dos mestrandos a Camaçari é um reconhecimento do serviço prestado pela Prefeitura. O Município tem cobertura em todo território. Nos locais onde não existe USF e UBS, os pacientes são encaminhados para os Pronto-Atendimentos (PA`s) ou hospitais, caso necessário, acrescenta a gestora.

Americanos conhecem os serviços de saúde do Município -