Com a perspectiva de que o samba é um dos ritmos brasileiros mais populares, os alunos da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no distrito de Monte Gordo, escolheram o tradicional gênero musical para apresentar no VI Festival de Música Estudantil de Camaçari – Femec, que acontece nesta sexta-feira (29/09), na praça da Simpatia. O grupo formado por nove integrantes, entre vocais e músicos, vai representar a instituição pela primeira vez no festival.
A história do ritmo foi retratada na canção O que é samba?, que será interpretada pelos alunos autores Jissely da Silva, Sarajane Souza e Luciano Reis, ambos de 14 anos. Eles fizeram inúmeras pesquisas na internet e nos livros para escrever a letra da música que tem como base o tema central do festival, que este ano aborda Os sons da Cultura.
O toque da percussão fica por conta dos alunos Leisiane Cordeiro, de 14 anos, Iasmim Marinho, de 13 anos, ambas tocam tamborim, Cleber Souza, de 14 anos, no reco reco, Livia Silva, de 13 anos, e Stênio Oliveira, de 14 anos, ambos no surdo e João Brendo Araújo, de 15 anos, que tira o som do instrumento musical bacurinha.
Apesar do pouco tempo de ensaio, os alunos começaram a se reunir na última segunda-feira, eles esperam fazer uma boa apresentação e representar bem a escola e a localidade. Para isso, eles estão treinando todos os dias no contraturno escolar, nos horários vagos e até “debaixo do chuveiro”, brincou o estudante Luciano Reis.
Com experiência em corais de igrejas e alunos do projeto de Iniciação Musical da Cidade do Saber, o grupo acredita que o festival será uma grande oportunidade para mostrar os talentos e se divertir. Além de ser “uma experiência nova e de grande responsabilidade para todos, uma vez que vamos representar a escola pela primeira vez no festival”, observou a estudante Leisiane Cordeiro.
Para a gestora da Escola Amélia Rodrigues, Andrea Tavares, o Femec vem para dar visibilidade aos alunos. “O festival é uma excelente iniciativa, pois qualquer coisa que envolve música, arte ou esporte abre um leque de conhecimentos”, destacou.
Realizado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), o Femec visa despertar o talento e estimular a cultura musical dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, 13 escolas participarão do evento, sendo oito representantes da sede e cinco da orla.