A Prefeitura de Camaçari, através da Sehab (Secretaria da Habitação), apresentou, nesta terça-feira (27/03), o projeto de Revitalização da Bacia do Rio Camaçari aos membros do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Joanes/Ipitanga, da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Rio Limpo e ambientalistas de cidades vizinhas.
Além de conhecer o projeto, o grupo ainda visitou alguns trechos onde as intervenções são realizadas, a exemplo do Morro da Manteiga, localizado no bairro Nova Vitória, Parque Verde e bairro do Natal, próximo à Cidade do Saber.
O gestor da APA Joanes/Ipitanga, Geneci Braz de Sousa, avaliou o projeto como grandioso e lembrou que a iniciativa vai contribuir também para minimizar o processo de degradação do Rio Joanes, “já que o Rio Camaçari é um de seus afluentes”.
Além de destacar os fatores que contribuirão para a vitalidade dos rios, o membro do Conselho Consultivo da OSCIP Rio Limpo, Caio Mário Vieira Marques, ressaltou os benefícios que as intervenções irão proporcionar à população de Camaçari. “Com um projeto tão grandioso as pessoas certamente terão mais qualidade de vida”.
Considerada a maior obra da história do Município, o projeto de Revitalização do Rio Camaçari beneficiará diretamente mais de 90 mil pessoas. O investimento, orçado em cerca de R$ 274 milhões, é proveniente do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).